Perturbações e desafios das tecnologias nos processos educativos na contemporaneidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100951

Palabras clave:

Plataformizaçao

Resumen

Apresentação dos artigos do dossiê Tecnologias digitais e educação: entre perturbações e desafios, publicado no Volume 43, número 4, 2025 da revista Perspectiva .

Biografía del autor/a

Marina Bazzo de Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Professora Visitante na Universitat de Barcelona pelo CAPES-PRINT 2024 e 2021/2022. Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Desenvolve pesquisas sobre a interrelação Tecnologias e Educação a partir da perspectiva crítica. Líder do Grupo Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia (REPERCUTE). Participa do Grupo de Pesquisa Midia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC). 

Edna Araujo dos Santos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação -EED no Centro de Educação - CED da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, Mestre em Educação, Comunicação e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGE - UDESC, Pedagoga formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Bacharel em Direito pela UFSC. Vice-líder do Grupo de pesquisa REPERCUTE na UFSC e pesquisadora colaboradora no Grupo de pesquisa ITINERA na UFSC.

Éverton Vasconcelos de Almeida, Secretaria Estadual de Educaçao de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2021). Possui Mestrado em Educação pela mesma universidade (UFSC-2015) e Licenciatura em Artes com Habilitação em Música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel-2004). Especialização em Gestão Escolar e Metodologias Interdisciplinares (2011). Professor de Artes (Música) na Educação Básica da rede pública estadual de Santa Catarina (2005-atual). Atualmente dedica-se aos temas que envolvem integração de tecnologias digitais ao currículo, plataformas digitais e plataformização da educação. Pesquisador do Grupo de Pesquisa REPERCUTE: Rede de Pesquisa em Currículo e Tecnologia-UFSC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Observatório Educação Vigiada-UFPA.

Citas

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Publicado

2025-12-09

Cómo citar

Espíndola, M. B. de, Oliveira, E. A. dos S. de, & Almeida, Éverton V. de. (2025). Perturbações e desafios das tecnologias nos processos educativos na contemporaneidade. Perspectiva, 43(4), 1–8. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100951