Perturbações e desafios das tecnologias nos processos educativos na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e100951Schlagworte:
Revista Perspectiva, Apresentação dossiê, V43 n4 2025Abstract
Apresentação dos artigos do dossiê Tecnologias digitais e educação: entre perturbações e desafios, publicado no Volume 43, número 4, 2025 da revista Perspectiva .
Literaturhinweise
ALMEIDA, Éverton Vasconcelos de. “Quando você se torna um educador Google”: integração de tecnologias digitais ao currículo da Educação Básica como estratégia neoliberal. Tese de Doutorado—Florianópolis: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2021.
BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson. Inclusão digital: polêmicas contemporâneas. Salvador, EDUFBA, 2011.
CERNY, Roseli Zen; FERNANDES, Francisco ; LOIO, Milene Peixer; CAMATA, Thais Paiola ; ESPINDOLA, Marina Bazzo. Construção Coletiva de uma plataforma de recursos educacionais digitais: fundamentos e concepções. In: PECH, Silvia J.; PRIETO, Manuel E. ; GARCÍA, Javier. ; OROZCO, Eduardo (Orgs.). Innovation and Practice in Education. Cidade Real: CIATA.org, 2019, v. 1, p. 233-267.
CERNY, Roseli Zen; ALMEIDA, Éverton Vasconcelos De; ESPÍNDOLA, Marina Bazzo De. O Desenvolvimento de Tecnologias pela Escola como um Processo de Luta e Resistência Contra-Hegemônica. Sisyphus – Revista de Educação, [s. l.], p. 109-133 Pages, 2023.
CRUZ, Leonardo Ribeiro da et al. Mapeamento da plataformização da educação pública superior: América Latina e África. [S.l.]: Observatório Educação Vigiada, 22 maio 2024. Disponível em: https://zenodo.org/records/11243189. Acesso em: 28 ago. 2024.
CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2017.
ESPÍNDOLA, Marina Bazzo De. Tempos de pandemia: da polarização tecnofilia versus tecnofobia, a uma abordagem efetivamente crítica das TDIC. In: Revista Prosa. 11 abr. 2022. Disponível em: https://revistaprosa.paginas.ufsc.br/category/tempo-e-palavras/.
ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de; GRANÉ, Mariona. Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários. Sisyphus — Journal of Education, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 6–10, 2023.
FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a Critical Theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002, pp. 3-35.
OLIVEIRA, Edna Araújo S. Uma conversa sobre currículo e cultura digital. In: Itinerâncias investigativas em currículo: teorias, políticas e práticas. Juares da Silva Thiesen, Zenilde Durli, Graziella Souza dos Santos, Edna Araujo dos Santos de Oliveira, Maria Luiza Lúcio - organizadores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 279p. DOI: 10.31560/pimentacultural/2021.742.41-72
SELWYN, Neil. Distrusting Educational Technology. Edição para Kindle. Londres: Routledge, 2014.
ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism: the fight for a human future at the new frontier of power. Nova York: Public Affairs, 2019.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Marina Bazzo de Espíndola, Edna Araujo dos Santos de Oliveira, Éverton Vasconcelos de Almeida

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
