Cartografia de controvérsias como caminho para análise das políticas curriculares no contexto das redes sociais da internet: estudo de caso da reforma do ensino médio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e105596Palavras-chave:
Cartografia de controvérsias, Reforma do ensino médio, Políticas curriculares, Redes sociais da internet, Participação socialResumo
Este artigo tem como objetivo explorar a Cartografia de Controvérsias como abordagem teórico-metodológica para análise de políticas curriculares, utilizando a Reforma do Ensino Médio como estudo de caso. Fundamentado na Teoria Ator-Rede e nos aportes metodológicos de Venturini (2010), o estudo investiga as interações entre atores humanos e não humanos nas redes sociais da internet, com destaque para as disputas discursivas em torno da Medida Provisória 746/2016. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta Netlytic e a análise contou com o suporte do software CHIC, com foco na lente das árvores da discordância. A pesquisa identificou três classes temáticas principais: o currículo como espaço de disputa, o engajamento cívico nas redes e a atuação institucional das universidades. Os resultados revelam como as redes sociais se configuram como arenas de disputa e negociação simbólica, com forte potencial de incidência sobre a formulação de políticas públicas. O estudo contribui para a compreensão das políticas educacionais como construções coletivas e instáveis, atravessadas por controvérsias, interesses e representações em disputa.
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