Instituição universitária: abrindo a janela do visível e quebrando o universo do enunciável

Autores/as

  • Raquel Stela de Sá Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

Este texto procura refletir sobre questões relativas a minha
vivência enquanto professora numa Instituição Universitária, explicitando como ocorrem as relações pedagógicas que aí se estabelecem em termos de saber, poder e produção de subjetividade, ou seja, como acontecem os discursos pedagógicos e as normas disciplinares institucionais,
que vão inscrevendo nas interioridades dos indivíduos as verdades e saberes corretivos, de normalização, modelando as subjetividades, estabelecendo, desta forma, padrões de comportamento que transformam os diferentes em deficientes.

Biografía del autor/a

Raquel Stela de Sá, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis

Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1975), Mestrado em Educação (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

1997-01-01

Cómo citar

Sá, R. S. de. (1997). Instituição universitária: abrindo a janela do visível e quebrando o universo do enunciável. Perspectiva, 15(27), 65–82. https://doi.org/10.5007/%x