Permanência e mudança: desejo de cientificidade nas relações entre ciência e escola

Autores/as

  • Guilherme Carlos Corrêa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

A partir de uma breve introdução sobre as vinculações entre
ciência, Estado e desejo de cientificidade, são esboçadas relações entre escola pública no Brasil, Estado e desejo de cientificidade. Uma diferenciação entre os processos de educação e escolarização introduz uma interpretação da escolarização como sendo redução do processo educativo. Tal interpretação toma como apoio o trabalho de Prigogine e Stengers em A nova aliança - sobre a passagem da ciência clássica e da dinâmica para o que chamam "ciência aberta" ou "escuta poética da natureza" - e propõe algumas questões que encaminham para uma posterior análise das possibilidades do que poderá ser educação.

Biografía del autor/a

Guilherme Carlos Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Química Licenciatura (1992) e mestrado (1998) em Educação, ambos pela UFSC, e doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP (2004). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Maria. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/6795467308135033

Publicado

1997-01-01

Cómo citar

Corrêa, G. C. (1997). Permanência e mudança: desejo de cientificidade nas relações entre ciência e escola. Perspectiva, 15(27), 121–133. https://doi.org/10.5007/%x