A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do Século XX
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p15Resumen
O artigo aborda, a partir de quatro manuais escolares, respectivamente, publicados no Brasil e na França, a presença de algumas caraterísticas do método intuitivo nas lições de aritmética apresentadas por Olavo Freire e Pierre Leyssenne, os quais procuraram colocar em suas obras os programas oficiais vigentes do ensino primário. Nesse sentido, o contexto histórico da escola primária dos referidos países, em tempos da publicação dos livros de Freire e Leyssenne, colaborou nas discussões promovidas. Portanto, apresentar as primeiras ideias de Pestalozzi sobre o método intuitivo e compreender o desenvolvimento dado por Ferdinand Buisson tornaram-se os objetivos traçados para este início de estudo, pois se na intuição sensível Buisson compartilhou das ideias de Pestalozzi, ele iria dele se distanciar ao desenvolver um trabalho inovador em duas outras áreas: a intuição intelectual e a intuição moral.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.