A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do Século XX

Autores

  • Moysés Gonçalves Siqueira Filho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Valérie Legros Université de Limoges/France

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p15

Resumo

O artigo aborda, a partir de quatro manuais escolares, respectivamente, publicados no Brasil e na França, a presença de algumas caraterísticas do método intuitivo nas lições de aritmética apresentadas por Olavo Freire e Pierre Leyssenne, os quais procuraram colocar em suas obras os programas oficiais vigentes do ensino primário. Nesse sentido, o contexto histórico da escola primária dos referidos países, em tempos da publicação dos livros de Freire e Leyssenne, colaborou nas discussões promovidas. Portanto, apresentar as primeiras ideias de Pestalozzi sobre o método intuitivo e compreender o desenvolvimento dado por Ferdinand Buisson tornaram-se os objetivos traçados para este início de estudo, pois se na intuição sensível Buisson compartilhou das ideias de Pestalozzi, ele iria dele se distanciar ao desenvolver um trabalho inovador em duas outras áreas: a intuição intelectual e a intuição moral.

 

 

Biografia do Autor

Moysés Gonçalves Siqueira Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

Valérie Legros, Université de Limoges/France

Docente-pesquisadora da Universidade de Limoges, França.

Downloads

Publicado

2016-06-21

Como Citar

Siqueira Filho, M. G., & Legros, V. (2016). A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do Século XX. Perspectiva, 34(1), 15–40. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p15