Dimensões éticas, estéticas e políticas da Pedagogia: para além da epistemologização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p840

Resumo

As práticas pedagógicas como práticas de governo definem modos de relação dos sujeitos consigo mesmos, com os outros e com o mundo. É na escola e no trabalho pedagógico – nas práticas formativas dos professores com os mais novos e na relação particular que se estabelece entre eles – que se definem preceitos fundamentais que orientam a vida dos uns e dos outros, ainda que esse não seja seu propósito. A proposta deste artigo é analisar as dimensões éticas, estéticas e políticas das práticas pedagógicas, com o propósito de pensar que o saber pedagógico, além de uma dimensão epistemológica – um conjunto de noções e conceitos (instrução, ensino, aprendizagem, formação, entre outros) – que configuram um campo de reflexão sobre as práticas educativas, expressa-se num conjunto de preceitos fundamentais para orientar a vida, e que, talvez seja no estudo dessas práticas, onde podemos valorar em toda a sua complexidade a importância a Pedagogia.

 

 

Biografia do Autor

Dora Lilia Marín-Díaz, Universidad Pedagógica Nacional

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidad Pedagógica Nacional, Colômbia.

Carlos Ernesto Noguera-Ramírez, Universidad Pedagógica Nacional

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidad Pedagógica Nacional, Colômbia.

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Marín-Díaz, D. L., & Noguera-Ramírez, C. E. (2017). Dimensões éticas, estéticas e políticas da Pedagogia: para além da epistemologização. Perspectiva, 34(3), 840–859. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p840

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos