Contribuições do ensaio como experiência formadora do estagiário em filosofia

Autores

  • Gilson Luís Voloski Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1063

Resumo

O texto reflete sobre as contribuições do ensaio como experiência formadora do estagiário no ensino de filosofia. Objetiva destacar suas potencialidades na relação teoria e prática como formação para a autonomia docente. A reflexão tem por referência concreta a experiência de acompanhamento de estágios pelo autor, como professor orientador, em escolas da cidade de Florianópolis. Com base nas contribuições conceituais de Theodor Adorno, apresenta-se a modalidade ensaio como abordagem pedagógica crítica orientadora à prática de ensino e, ao mesmo tempo, como exercício de elaboração textual sobre a experiência de ensinar. A sistematização escrita como atividade conceitual reflexiva sobre a prática pedagógica é processo de autoconhecimento. É nessa atividade de pensar a própria ação que o estagiário também se autoforma como docente.

Biografia do Autor

Gilson Luís Voloski, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza/PR.

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Voloski, G. L. (2017). Contribuições do ensaio como experiência formadora do estagiário em filosofia. Perspectiva, 35(4), 1063–1075. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1063

Edição

Seção

Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento