Um retrato da Educação Infantil no/do Campo no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54170

Resumo

A Educação Infantil e as infâncias do campo têm registrado em diferentes marcos regulatórios de nosso país direitos essenciais no que se refere ao atendimento das crianças em instituições educativas. No entanto, mesmo com a luta dos movimentos sociais do campo e da Educação Infantil, dados apontam a discrepância entre o número de crianças matriculadas na etapa no contexto rural e urbano brasileiro (ROSEMBERG; ARTES, 2011). No Rio Grande do Sul, a demanda por creche e pré-escola, bem como as condições de oferta, foram questões estudadas pela pesquisa Caracterização do atendimento de crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil (2013-2016), a partir da imersão em dois contextos: um assentamento da Reforma Agrária e uma comunidade remanescente de quilombo. Neste artigo, apresentamos algumas proposições legais e norteadoras da Educação Infantil do Campo. Questionamos a relevância das pesquisas para mudanças reais às crianças do campo brasileiras e indicamos que a escola no campo é fundamental para a socialização das crianças, sendo necessário, no entanto, um trabalho pedagógico articulado com as especificidades culturais do contexto em que está inserida.

Biografia do Autor

Crisliane Boito, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora na Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande. Pesquisadora colaboradora do CLIQUE - Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas/UFRGS, do GEIN - Grupo de Estudos de Educação Infantil/UFRGS e do NUPEIN - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância/FURG.

Simone Santos de Albuquerque, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de estudos em Educação Infantil e Infâncias(GEIN/UFRGS) na linha de pesquisa Políticas e Pedagogias da Educação Infantil. Pesquisadora do Núcleo de Estudo em Educação das Infâncias (NEPE/FURG).

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Boito, C., & Albuquerque, S. S. de. (2019). Um retrato da Educação Infantil no/do Campo no Rio Grande do Sul. Perspectiva, 37(4), 820–843. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54170

Edição

Seção

Dossiê Retratos da Educação Infantil do Campo