La "Escola de Aplicação" de la Universidad de São Paulo: un caso exitoso de educación secundaria pública
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e62047Resumen
El presente artículo tiene por objetivo contribuir en el debate sobre la funcionalidad de la educación secundaria por medio del análisis de un caso exitoso de institución escolar, las escuelas y colegios de aplicación dependientes de universidades públicas. Este estudio forma parte de una investigación más amplia realizada para la elaboración de la tesis de doctorado, focalizada en el caso particular de la Escuela de Aplicación de la Universidad de Sao Paulo. El recorte analítico abarca 2014–2016, período de la reciente historia brasilera en el cual graves problemas estructurales del sistema educativo irrumpieron en protestos incluyendo ocupaciones de escuelas públicas por los propios estudiantes en varias ciudades del país. La metodología utilizada incluye análisis bibliográfico, de documentos y de legislaciones, además de un trabajo de campo incluyendo entrevistas a profesores y estudiantes. El estudio de este caso, posibilitó concluir que cuando la escuela ofrece educación de calidad, con profesores comprometidos y calificados, los estudiantes no cuestionan su utilidad.Citas
ARELARO, L., VALENTE, I. Progressão Continuada x Promoção Automática - e a qualidade de ensino? São Paulo: Cortez Editora, 2002.
GALVÃO, I. Breve Histórico da Escola de Aplicação. In: SOUZA, L. (Org.). Catálogo institucional: Escola de Aplicação 40 anos. São Paulo: FEUSP. 1999.
KUENZER, A. Ensino Médio e profissional: As políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez. 1997.
OLIVEIRA, C. Municipalização do ensino do Brasil. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1999.
PEREIRA DA SILVA, M. A legislação brasileira e as mudanças na educação infantil. Revista Retratos da Escola, Santa Catarina, v. 5, n. 9, p. 229-244, 2011.
REZENDE PINTO, J. M. O ensino médio. In PORTELA, R., ADRIÃO, T. (Orgs), Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. P. 51–76. São Paulo: Xamã, 2002. p.51–76.
ROSA, J. Vaz. Memórias de uma escola: uma história da Escola de Aplicação da FEUSP contada a partir de entrevistas com ex-alunos (1974-1990). 155 f. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2005.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Estudos Avançados. Grupo de Estudos: Educação Básica Pública Brasileira: dificuldades aparentes, desafios reais. Diagnósticos e propostas para a Educação Básica Brasileira. São Paulo, 2018.
ZAIA, I. B. A história da educação em risco: avaliação e descarte dos documentos do arquivo da Escola de Aplicação (1958-1985). 360 f. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
