A Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo: um caso bem sucedido de ensino médio público
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e62047Resumo
O presente artigo tem por objetivo contribuir para o debate sobre a funcionalidade do ensino médio por meio da análise de um caso bem sucedido de instituição escolar, as escolas ou colégios de aplicação dependentes de universidades públicas. O estudo forma parte de uma pesquisa mais ampla realizada para a elaboração de tese de doutorado, focada no caso particular da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação de Universidade de São Paulo. O texto abrange o período entre 2014 e 2016, momento crucial da recente história brasileira, no qual os graves problemas estruturais do sistema educacional explodiram em protestos que culminaram em ocupações de instituições públicas de ensino secundário. A metodologia utilizada inclui análise bibliográfica, de documentos e de legislações, além do trabalho de campo envolvendo entrevistas a professores e estudantes. O estudo de caso possibilita chegar à conclusão de que quando a escola oferece ensino de qualidade, com professores comprometidos e qualificados, os alunos não questionam sua relevância.
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