A Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo: um caso bem sucedido de ensino médio público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e62047

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir para o debate sobre a funcionalidade do ensino médio por meio da análise de um caso bem sucedido de instituição escolar, as escolas ou colégios de aplicação dependentes de universidades públicas. O estudo forma parte de uma pesquisa mais ampla realizada para a elaboração de tese de doutorado, focada no caso particular da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação de Universidade de São Paulo. O texto abrange o período entre 2014 e 2016, momento crucial da recente história brasileira, no qual os graves problemas estruturais do sistema educacional explodiram em protestos que culminaram em ocupações de instituições públicas de ensino secundário. A metodologia utilizada inclui análise bibliográfica, de documentos e de legislações, além do trabalho de campo envolvendo entrevistas a professores e estudantes. O estudo de caso possibilita chegar à conclusão de que quando a escola oferece ensino de qualidade, com professores comprometidos e qualificados, os alunos não questionam sua relevância.

 

Biografia do Autor

Mariana Beatriz Mataluna, Universidad de Buenos Aires

Licenciada e Bacharel em Ciencias da Educação (Universidade de Buenos Aires, 1998), Magister em Integração Latino-americana (PROLAM da Universidade de São Paulo, 2007), Doutora em Ciências Sociais (Universidade de Buenos Aires, 2018). 

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Mataluna, M. B. (2019). A Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo: um caso bem sucedido de ensino médio público. Perspectiva, 37(4), 1018–1039. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e62047