Compreensões sobre as perspectivas pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e70778

Resumo

Entendemos que existem diferentes concepções e práticas pedagógicas que envolvem a educação e, então, a educação hospitalar. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi identificar em pesquisas científicas, explicitadas, por meio de teses e dissertações, as principais perspectivas pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica tendo como fonte e objeto de discussão as pesquisas dispostas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2014 a 2017, e posteriormente analisados, mediante a análise de conteúdo. Nas análises foi possível identificar três categorias temáticas: Lúdico-terapêutica; Pedagógico-educacional; e Confluência lúdico-educacional. A discussão das categorias temáticas foi realizada por meio de inferências utilizando quatro características definidoras de contextualização: concepções e significados; práticas pedagógicas e organização didático-curricular; relação educação e saúde; e avaliação do processo pedagógico. Os resultados indicaram que as perspectivas pedagógicas não possuem objetivos divergentes no aspecto da inclusão escolar e da recuperação do paciente, mas que priorizaram procedimentos pedagógicos distintos cuja ênfase postula coerência com a demanda específica do ambiente, no qual se insere a ação educativa e as restrições impostas ao alunado por sua condição clínica ou de tratamento da saúde. Os resultados contribuem com uma matriz de referência teórico-conceitual, mediante exame das fontes disponíveis, servindo de base para estudos sobre o tema. Tomando por referência, que as perspectivas pedagógicas constituem um tema ainda pouco abordado na Educação Hospitalar, outras formas de categorização são possíveis, de acordo com a formulação teórico-metodológica da investigação.

Biografia do Autor

Roger Trindade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Pedagogia (UFT).

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Licenciada em Ciências e Matemática (Uniso).

Referências

ALVES, Paula Pereira. O papel do jogo nos processos de aprendizagem de crianças hospitalizadas. 142f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATAGLION, Giandra Anceski. O lúdico na reabilitação de crianças com deficiência. 186f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

BATISTA, Valéria. Ensino da linguagem escrita no contexto da classe hospitalar: um enfoque metalinguístico. 2015. 222 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

BATISTA, Anelice da Silva. Escolarização de crianças com doenças crônicas: "eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada”. 105 f. Tese (Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BONFIM, Evandro Luiz Soares. Formação do pedagogo para atuar na classe hospitalar: desafios e perspectivas. 2016. 168f. Dissertação (Mestrado) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016.

BRAGIO, Jaqueline. O sentido de ser educadora das/ nas brinquedotecas do hospital infantil de Vitória/ES: um estudo a partir dos conceitos de experiência, narrativa e cuidado. 141f. Dissertação (Mestrado). Dissertação de mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.º8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília-DF: Imprensa Oficial, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília-DF: MEC/SEESP, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação, Brasília-DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

BRASIL. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002.

BRASIL. Plano Nacional de Humanização. Ministério da Saúde, Brasília-DF, 2004.

BRASIL. Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília-DF, 2005.

BRASIL. Rede Humaniza SUS. Glossário. Disponível em http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/humanizasus/glossario-pnh. Acesso em: 31 Ago. 2019.

CAMPOS, Stefanny Maria Santana de. O brincar de faz de conta de crianças com câncer que se submetem ao processo de quimioterapia. 145f. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: SÍLVIA, H. Koller.; COUTO, Maria Clara P. de Paula.; HOHENDORFF, Jean Von. (Orgs.) Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

FONSECA, Eneida Simões da. A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional hospitalar. Educação e Pesquisa, 25(1), 117-129, 1999.

FONSECA, Eneida Simões da. Implantação e implementação de espaço escolar para crianças hospitalizadas. Revista Brasileira de Educação Especial, 8(2), 205-222, 2002.

FONSECA, Eneida Simões da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnom, 2008.

FONSECA, Eneida Simões da. Informativos Semestrais sobre Atendimento Escolar Hospitalar: considerações após 29 edições. Mimeo, 2015.

FONTES, Rejane de Souza. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista Brasileira de Educação, Maio/Jun /Jul /Ago., 2005.

FONTES, Rejane de Souza. Da classe à pedagogia hospitalar: a educação para além da escolarização. Rev. Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 72. 92, jan./jun. 2008.

GARCIA-SCHINZARI, Nathália Rodrigues. Análise do brincar de faz de conta de crianças pré-escolares com câncer. 135f. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HOCHMÜLLER, Caroline Schwerz de Oliveira. Experiências de crianças hospitalizadas: um estudo em um hospital do município de Cruz Alta – RS. 110f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2016.

JESUS, Edna Maria de. Desafios do atendimento pedagógico hospitalar/domiciliar em Goiás: gênero e docência no olhar dos/as agentes envolvidos/as. 206 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO, 2017.

LIMA, Fabiana Cristina de. Caracterização do atendimento escolar oferecido às crianças e adolescentes internados em um hospital terciário. 104f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017.

MAGALHÃES, Marcos Vinicius Silva. Vestindo vivências: a educação em artes visuais na classe hospitalar. 130f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Artes Visuais da Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

MARES, Thaise Fernanda de Lima. O Serviço De Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar do Hospital Universitário do Oeste do Paraná de Cascavel - PR: Um Estudo Sobre os Adolescentes Atendidos na Ala de Desintoxicação. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Escolarização hospitalar: educação e saúde de mãos dada para humanizar. Elizete Lúcia Moreira Matos (Org.). 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MIRANDA, Paulo César Cardozo de. Música e jogos sonoros: a experiência lúdica no ambiente hospitalar infantil humanizado. Tese (Doutorado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

PASTEGA, Mariana Gonçalves. A qualidade de vida da criança durante a internação Hospitalar. 184f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós‐graduação em Gestão da Clínica, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2016.

PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de. Educação, Diversidade e Esperança: a práxis pedagógica no contexto da escola hospitalar. 303f. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA 2005.

PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de. O ensino fundamental na escola do hospital: espaço da diversidade e cidadania. In: ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 29, Caxambu, 2006. Anais... Caxambu, ANPED, 2006, p. 01-18.

PEREIRA, Júlia Scalco. Crianças hospitalizadas com leucemia: aspectos neuropsicológicos, comportamentais, clínicos e educacionais na classe hospitalar. 91f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SALDANHA, G. M. M. M.; SIMÕES, R. R. Educação escolar hospitalar: o que mostram as pesquisas? Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 19, n. 3, p. 447-464 Jul.-Set., 2013.

SANT'ANA, Alex Sandro Coitinho. O ser da presença da docência com o dispositivo tablet PC e as teias educacionais de aprendizagens inclusivas na [psico] pedagogia social hospitalar. 303 f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação. Universidade Federal do Espírito Santo, 2014.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SILVA, Margarete Virgínia Gonçalves. A utilização dos jogos didáticos em novos segmentos da educação: a prática pedagógica do professor no ensino das Ciências no Atendimento Pedagógico Domiciliar. 91 p. (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2014a.

SILVA, Maria das Neves. As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar: desafios e possibilidades no ensino multisseriado. 147f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Brasília – UnB, Brasília-DF, 2014b.

SILVA, Alessandro Rodrigues da. O ensino de ciências na classe hospitalar: uma reflexão sobre a experiência do HUJM – UFMT. 118f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2014c.

TINÓS, Lúcia Maria Santos et al. Revisão sistemática sobre a publicação científica brasileira na base de dados SciELO sobre pedagogia hospitalar. Rev. Debates em Educação, vol. 10, nº. 20, p. 238-254, 2018.

XAVIER, T. G. M.; ARAÚJO, Y. B. de. REICHERT, A. P. dos S. COLLET, N. Classe hospitalar: produção do conhecimento em saúde e educação. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 19, n. 4, p. 611-622, Out.-Dez., 2013.

ZAIAS, E.; PAULA, E. M. A. T. A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análises de teses e dissertações. Educação UNISINOS, v.14, n.3, p. 222-232, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Pereira, R. T., & Rolim, C. L. A. (2020). Compreensões sobre as perspectivas pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Brasil. Perspectiva, 38(4), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e70778