O Currículo Básico da Escola Pública do Paraná “pós-matemática moderna”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84079

Palavras-chave:

Currículo Básico para o ensino de 1º Grau, Abordagem histórico-crítica, Matemática Moderna

Resumo

O objetivo deste artigo é  compreender mudanças ocorridas no currículo de matemática de 1990, proposto para as escolas públicas do Paraná. Para tanto analisa, além do Currículo Básico, documento direcionador da educação no estado, publicado em 1990, duas propostas que em anos anteriores (1973 e 1979) foram sugeridas para o ensino de 1o grau, durante o período da matemática moderna. O Currículo Básico, de 1990, compreendia um ensino de 9 anos, da Pré-escola à 8ª série, no qual os conteúdos seguiam a abordagem histórico-crítica vigente no período. Nessa proposta, o conhecimento matemático, de caráter social, expressa uma aproximação entre a matemática e a realidade, que se distancia das anteriores, focalizadas na matemática moderna e na transferência de modelos para educação matemática que vinham de fora.  Os elaboradores do currículo de matemática de 1990, Carlos Alberto Vianna, Maria Tereza Carneiro Soares, Regina Luzia Cório de Buriasco e Regina Maria Michelotto, defendem a inter-relação entre números, operações, geometria e medida, considerando os avanços trazidos pela psicologia genética e corrigindo distorções de uma percepção parcial e estreita da visão piagetiana de comportamento em relação à concepção de atividade. A finalidade social da matemática deve estar vinculada a uma educação compatível com o mundo em que se vive.

Biografia do Autor

Mariliza Simonete Portela, Universidade Estadual do Paraná, Unespar

Universidade Estadual do Paraná, Unespar

Campus Paranaguá

Barbara Winiarski Diesel Novaes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Campus Toledo

Neuza Bertoni Pinto, Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT

Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT

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Publicado

2022-07-18

Como Citar

Portela, M. S., Novaes, B. W. D. ., & Pinto, N. B. . (2022). O Currículo Básico da Escola Pública do Paraná “pós-matemática moderna”. Perspectiva, 40(2), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84079

Edição

Seção

A produção do currículo de matemática: história e perspectivas atuais