La red de políticas del grupo aliança en Brasil y la incorporación del modelo de "selección técnica" del sector privado en la gestión educativa brasileña
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e93844Palabras clave:
Asociaciones público-privadas, Gerencialismo, Redes de políticasResumen
Este texto pretende analizar la actuación y expansión del grupo Aliança en Brasil, desde la intersección de los actores institucionales que configuran su red de políticas y de los procesos de preselección técnica de gestores educativos de los Departamentos Estaduales de Educación de varios estados brasileños. Para esto, son presentadas las instituciones/fundaciones que iniciaron el grupo Aliança, así como su reconfiguración cuando el mismo se convierte en el llamado Vamos. También se presentan las asociaciones en torno al grupo y datos sobre las preselecciones que se llevan a cabo. El estudio se basa en el análisis de documentos, materiales y redes de políticas y utiliza el soporte teórico y analítico de Evangelista y Shiroma (2019, 2014), Harvey (2011), Robertson; Verger (2012), Clarke y Newman (2012), Ball (2020), entre otros. Tras el mapeo de la red y su respectivo análisis, se concluye que la composición gradual y estratégica de asociaciones en torno al grupo Aliança opera reforzando la expansión de la propia red, con el fin de promover la lógica del sector privado en los espacios públicos. Esta lógica impulsa un modelo gerencialista de preselección técnica en los estados brasileños que, inicialmente, es liderado por el grupo Aliança y, posteriormente, pasa a ser realizado por los propios gobiernos estatales, conforme son "entrenados" por el grupo e incorporan su lógica de gestión.
Citas
Agência Minas. Transforma Minas completa dois anos. 2021. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/transforma-minas-completa-dois-anos. Acesso em: 27 mar. 2021.
Agência Pará. Governo fecha parceria para melhorar a gestão da rede estadual de ensino. 2019. Disponível em: https://agenciapara.com.br/noticia/12861/. Acesso em: 05 out. 2021.
BALL, S. J. Novos Estados, nova governança e nova política educacional. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Tradução de Cristina Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 177-189.
BALL, Stephen. Educação global S.A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2020.
BAY BRAZIL. Bay Brazil. Disponível em: https://www.baybrazil.org/. Acesso em: 08 jan. 2023.
BLAVATNIK SCHOOL OF GOVERNMENT. People in Government Lab: Programme. Disponível em: https://www.bsg.ox.ac.uk/research/people-government-lab. Acesso em: 31 jan. 2023.
BRAVA; FUNDAÇÃO LEMANN; INSTITUTO HUMANIZE; REPÚBLICA.ORG. Atração e Seleção para Cargos de Liderança em governos estaduais: estudo de implementação – agosto de 2020. [S.I.]: [S.I.], 2020. Disponível em: https://movimentopessoasafrente.org.br/project/atracao-e-selecao-para-cargos-de-lideranca-em-governos-estaduais/. Acesso em: 25 nov. 2021.
BRAZIL LAB. Missão Impacto Social: líderes de ONGs brasileiras vão buscar inspiração no Vale do Silício. 2021. Disponível em: https://brazillab.org.br/noticias/missao-impacto-social-lideres-de-ongs-brasileiras-vao-buscar-inspiracao-no-vale-do-silicio#:~:text=%E2%80%9CA%20incorpora%C3%A7%C3%A3o%20de%20novas%20tecnologias,Sil%C3%ADcio%2C%20como%20Netflix%20e%20Google.Acesso em: 08 jan. 2023.
CASIMIRO, Flavio Henrique Calheiros. A tragédia e a farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, Fundação Rosa Luxemburgo, 2020.
COMUNITAS. Comunitas lança Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas. 2021. Disponível em: https://www.comunitas.org/comunitas-lanca-jornada-reforma-administrativa-em-gestao-de-pessoas-saiba-mais/. Acesso em: 05 out. 2021.
COMUNITAS. Confira os municípios selecionados para a Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas. 2021. Disponível em: https://www.comunitas.org/confira-os-municipios-selecionados-para-a-jornada-reforma-administrativa-em-gestao-de-pessoas/. Acesso em: 05 out. 2021.
DALE, Roger. A sociologia da educação e o estado após a globalização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1099-1120, out./dez. 2010.
DRABACH, Nadia Pedrotti; SOUZA, Ângelo Ricardo de. Leituras sobre a gestão democrática e o “gerencialismo” na/da educação no Brasil. Revista Pedagógica, v. 16, n. 33, p. 221-248, jul./dez. 2014.
EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo. In: CÊA, Georgia; RUMMERT, Sonia Maria; GONÇALVES, Leonardo. (Orgs.) Trabalho e educação: interlocuções marxistas. Rio Grande: Ed. Da FURG. 2019, p. 83 – 120.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Programa de Formação em Gestão de Pessoas. 2020. Disponível em: http://fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/27.5_Live_Apresentac%CC%A7a%CC%83o-do-PFGP_26-05-2020.pdf. Acesso em: 08 jan. 2023
FUNDAÇÃO LEMANN. Formação para terceiro setor inspira e conecta lideranças. 2018. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/formacao-para-terceiro-setor-inspira-e-conecta-liderancas. Acesso em: 08 jan. 2023.
FUNDAÇÃO LEMANN. Nosso Ecossistema de Impacto. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/parceiros. Acesso em: 08 jan. 2023.
FUNDAÇÃO LEMANN; HUMANIZE. Gestão de pessoas no setor público: Guia Prático: Parte I – Identificando os cargos que mais se beneficiam de um processo de pré-seleção. [S.I.]: [S.I.], 2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/materiais/3-guias-praticos-para-gestao-de-pessoas-no-setor-publico. Acesso em: 25 nov. 2021.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. 2ª ed., São Paulo: Loyola, 2011.
HOOD, Christopher. Racionalismo económico en la gestión pública: ¿De la administración pública progresiva a la nueva administración pública? In: BRUGUÉ, Q.; SUBIRATS, J. (Orgs.). Lecturas de Gestión Pública. Madrid: Ministerio de Administraciones Públicas, 1996, p. 447-467.
HUMANIZE. Desenvolvimento de OSCs. Disponível em: https://www.ihumanize.org/desenvolvimento-institucional-de-oscs/. Acesso em: 08 jan. 2023.
HUMANIZE. Panorama 2020. [S.I.]: [S.I.], 2021. Disponível em: https://www.ihumanize.org/wp-content/uploads/2021/08/PanoramaRelatorio2020.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.
MOVIMENTO PESSOAS À FRENTE. Encontro da Coalizão: conectando pessoas por um melhor estado de 27 a 30 de outubro de 2020. Documento de sistematização. [S.I.], 2020. Disponível em: https://www.ihumanize.org/wp-content/uploads/2021/08/GPSP-13.Encontro-da-Coalizao-_-Sistematizacao.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.
MOVIMENTO PESSOAS À FRENTE. Participantes. Disponível em: https://movimentopessoasafrente.org.br/participantes/. Acesso em: 08 jan. 2023.
MOVIMENTO PESSOAS À FRENTE. Perguntas e Respostas. Disponível em: https://movimentopessoasafrente.org.br/faq/. Acesso em: 08 jan. 2023.
NEUMAN, Janet; CLARKE, John. Gerencialismo. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 353-381, maio/ago. 2012.
NEURÔNIO. Enfrentamento dos Impactos da Covid-19. 2020. Disponível em: http://www.neuronio.com.br/pag.php?id=108. Acesso em: 08 jan. 2023.
PACTO. Quem Somos. Disponível em: https://pacto.site/quem-somos/. Acesso em: 31 jan. 2023.
PACTO; HUMANIZE; REPÚBLICA.ORG; FUNDAÇÃO BRAVA; FUNDAÇÃO LEMANN. Diagnóstico Organizacional Regenerativo: informe final - análise do conjunto de organizações - possibilidades para programa de apoio. [S.I.], 2020. Disponível em: https://www.ihumanize.org/wp-content/uploads/2021/08/3o-Setor-Alianca_Diagnostico_Regenerativo_12OSC.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
QUALIFICA-RS. Sobre o Projeto. Disponível em: https://qualificars.rs.gov.br/sobre-o-projeto. Acesso em: 11 out. 2021.
ROBERTSON, Susan; VERGER, Antoni. A origem das parcerias público-privada na governança global da educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 1133-1156, out.-dez. 2012. Disponível em https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/49. Acesso em: 27 mar. 2022.
SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Estado, capital e educação: reflexões sobre hegemonia e redes de governança. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 4, n. 11, p. 21-38, maio 2014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4359. Acesso em: 27 mar. 2022.
SIMBIOSC. A SimbiOsc. Disponível em: https://simbiosc.site/a-simbiosc/. Acesso em: 08 jan. 2023.
THNK SCHOOL. Desenvolvimento de liderança para o setor sem fins lucrativos. Disponível em: https://programs.thnk.org/pt-br/nonprofit. Acesso em: 31 jan. 2023.
VAMOS. Quem Somos. Disponível em: http://parceriavamos.com.br/quem-somos/. Acesso em: 04 mai. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Magda de Abreu Vicente, Marisel Valério Porto, Felipe Trentin Demiranda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.