Impactos das recentes políticas públicas de educação e formação de trabalhadores: desescolarização e empresariamento da educação profissional

Auteurs

  • Domingos Leite Lima Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CEFET), Curitiba

DOI :

https://doi.org/10.5007/%25x

Résumé

Neste trabalho investiga-se o processo de Reforma da Educação Profissional no Brasil iniciado nos anos de mil novecentos e noventa. Mediante a análise da legislação específica e de documentos produzidos por organismos intemacionais, evidencia-se a articulação entre essa política educacional, a reforma do Estado brasileiro e o modelo de inserçao do país nas relações sociais capitalistas no contexto da globalização. Constata-se que a reforma educacional, sob o argumento da expansão, diversificação e flexibilização da oferta de educação profissional, promove modalidades substitutas ou alternativas à educação básica, a diversificação e segmentação social do ensino de nível médio e superior e estabelece uma situação de ambiguidade, na qual a instituição pública reduz sua oferta de educação regular e incrementa sua ação em atividades extraordinárias e pagas, como mecanismo de auto-sustentação financeira. Conclui-se que a reforma constitui uma estratégia de utilização de recursos públicos que induz a desescolarização e empresariamento das instituições públicas e a promoção do mercado privado de educação profissional.

Biographie de l'auteur

Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CEFET), Curitiba

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/1113538527015820

Publiée

2002-01-01

Comment citer

Lima Filho, D. L. (2002). Impactos das recentes políticas públicas de educação e formação de trabalhadores: desescolarização e empresariamento da educação profissional. Perspectiva, 20(2), 269–301. https://doi.org/10.5007/%x