Impactos das recentes políticas públicas de educação e formação de trabalhadores: desescolarização e empresariamento da educação profissional

Autor/innen

  • Domingos Leite Lima Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CEFET), Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Neste trabalho investiga-se o processo de Reforma da Educação Profissional no Brasil iniciado nos anos de mil novecentos e noventa. Mediante a análise da legislação específica e de documentos produzidos por organismos intemacionais, evidencia-se a articulação entre essa política educacional, a reforma do Estado brasileiro e o modelo de inserçao do país nas relações sociais capitalistas no contexto da globalização. Constata-se que a reforma educacional, sob o argumento da expansão, diversificação e flexibilização da oferta de educação profissional, promove modalidades substitutas ou alternativas à educação básica, a diversificação e segmentação social do ensino de nível médio e superior e estabelece uma situação de ambiguidade, na qual a instituição pública reduz sua oferta de educação regular e incrementa sua ação em atividades extraordinárias e pagas, como mecanismo de auto-sustentação financeira. Conclui-se que a reforma constitui uma estratégia de utilização de recursos públicos que induz a desescolarização e empresariamento das instituições públicas e a promoção do mercado privado de educação profissional.

Autor/innen-Biografie

Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CEFET), Curitiba

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/1113538527015820

Veröffentlicht

2002-01-01

Zitationsvorschlag

Lima Filho, D. L. (2002). Impactos das recentes políticas públicas de educação e formação de trabalhadores: desescolarização e empresariamento da educação profissional. Perspectiva, 20(2), 269–301. https://doi.org/10.5007/%x