Educação intercultural: a construção da identidade e da diferença nos movimentos sociais
DOI :
https://doi.org/10.5007/%25xRésumé
Discute-se epistemologicamente a perspectiva intercultural da educação, focalizando no contexto brasileiro as relações de identidade e diferença que se desenvolvem em movimentos sociais, assim como na educação popular e escolar. 0 paradigma da complexidade revelou-se uma perspectiva epistemológica fecunda para tornar possível um salto lógico necessário a compreensão crítica do conceito e das propostas de educação intercultural. É nesta direção que o grupo responsável pelo processo integrado de pesquisa está avançando: 1) na elaboração crítica dos pressupostos epistemológicos da intercultura, 2) na conceituação da educação intercultural pertinente à realidade brasileira, 3) no estudo da intercultura nas relações entre etnias, entre gerações e nos movimentos sociais, 4) tendo em vista a elaboração de subsídios teórico-metodológicos para a formação de educadores.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.