A educação como enigma e como atividade prática-poiética: implicações para o ensino da filosofia da educação

Auteurs

  • Lílian do Valle Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.5007/%25x

Résumé

0 tema da liberdade humana deu origem, na filosofia, a urntopos  clássico: o da impossibilidade da educacão. Porque, neste  terreno, a liberdade, como autocriacão humana, deve definirtanto o fim que se busca, quanto aquilo em que a acão se apóia,  pode-se dizer, da educação, que ela é, em sua natureza  prático-poiética, um verdadeiro enigma a desafiar nosso  entendimento e nossa capacidade de ação. Muitas são as implicações que daí decorrem para a filosofia da educação e seu  ensino. Explorá-las é o objetivo do presente trabalho.

Téléchargements

Publiée

2000-01-01

Comment citer

Valle, L. do. (2000). A educação como enigma e como atividade prática-poiética: implicações para o ensino da filosofia da educação. Perspectiva, 18(34), 33–47. https://doi.org/10.5007/%x