Estado e construção do código disciplinar da Didática da História

Autores

  • Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt Universidade Federal do Paraná, Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Estudos e investigações que tomam os manuais como objeto de análise vêm sendo realizados sob diferentes perspectivas. Este trabalho insere-se nessa tradição de pesquisa, mas também parte do pressuposto da existência da Didática da História como disciplina escolar produzida no interior dos cursos de formação de professores e, assim, buscou entender a construção do seu “código disciplinar” em determinado momento da sociedade brasileira. O conceito de “código disciplinar” (FERNÁNDEZ CUESTA, 1998) enfatiza a importância dos manuais como elementos fundamentais na construção das disciplinas escolares e permite apreendê-los em relação com os modos de educar da sociedade em que foram produzidos. O período analisado situa-se entre as décadas de 1940 e 1970 e mostrou o Estado ocupando um lugar de destaque na produção de manuais destinados à formação de professores de História, editados principalmente pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e Campanha de Desenvolvimento da Escola Secundária (CADES). Em sua maioria, esses manuais foram produzidos por docentes que ensinavam disciplinas relacionadas ao ensino de História em escolas de formação de professores (cursos de licenciatura e escola Normal), o que é um indício da existência da Didática da História como disciplina escolar e dos modos de educar historicamente no período analisado.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, Universidade Federal do Paraná, Curitiba

Graduação em História pela UFPR (1973), graduação em Comunicação pela UNB (1968), mestrado em Educação pela UFPR (1985), doutorado em História pela UFPR (1997) e pós-doutorado em Didática da História pela UNL, Portugual (2001, Bolsa Capes).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-10-30

Como Citar

Schmidt, M. A. M. dos S. (2006). Estado e construção do código disciplinar da Didática da História. Perspectiva, 24(2), 709–729. https://doi.org/10.5007/%x

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)