O regime de 1964 e a gênese da UFMS: de Instituto Superior de Pedagogia a Campus do Pantanal, os primeiros desafios para a afirmação da Universidade cinquentenária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e62882

Resumo

Com base em depoimentos de pioneiros e pesquisa bibliográfica, este artigo visa resgatar a memória coletiva e, sobretudo, contribuir para a reflexão participativa sobre a trajetória cinquentenária do atual Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS). Recorremos à pesquisa qualitativa em fontes primárias (documentos e entrevistas semiestruturadas) e fontes secundárias (periódicos e estudos sobre a temática), em que realizamos as fases compilatória, correlatória e interpretativa do material levantado. Inicialmente, descrevemos o contexto histórico nacional e regional em que foi criado como Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá. A seguir, trilhamos pelas experiências partilhadas por ex-professores para conhecermos um pouco dos desafios e conquistas dos pioneiros. Ao final, uma digressão: como este campus, próximo da Bolívia e distante dos centros decisórios, conseguiu sobreviver a desafios aparentemente intransponíveis e conquistas relevantes, apesar das inúmeras remoções de docentes e da reduzida solvência financeira?

Biografia do Autor

Wadia Schabib Hanny, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS

Professora do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Doutora em  Desenvolvimento Regional pela Universidade de São Paulo, USP

Ahmad Schabib Hany, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS

Mestrando em Estudos Fronteiriços pela UFMS/CPAN. Graduado em História pela Universidade Católica Dom Bosco, UCDB

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Hanny, W. S., & Hany, A. S. (2020). O regime de 1964 e a gênese da UFMS: de Instituto Superior de Pedagogia a Campus do Pantanal, os primeiros desafios para a afirmação da Universidade cinquentenária. Perspectiva, 38(3), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e62882