Didática e docência em tempos incertos: desafios à educação democrática e à justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85432

Palavras-chave:

Educação democrática e para a justiça social, Tempos incertos, Professores iniciantes, Didática intercultural

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar situações de ensino protagonizadas por professores iniciantes em escolas públicas localizadas em áreas conflagradas do estado do Rio de Janeiro, como meio de discutir os desafios de uma educação democrática e comprometida com a justiça social, em um tempo marcado por incertezas em diferentes esferas da vida. Orienta-se pelo seguinte questionamento: o que é imprescindível à docência em tempos e contextos incertos e de exclusão social na perspectiva de professores que vivem as incertezas do início da profissão? Teoricamente, fundamenta-se em Santos (2020), Biesta (2013) e Zeichner (2008), para discutir didática e docência em ‘tempos incertos’ e a insurgência de uma educação democrática; em André (2018) e Cruz, Farias e Hobold (2020), para situar os professores em inserção profissional; e em Candau (2009, 2011, 2015, 2020), para defender perspectivas a favor de uma didática intercultural. Metodologicamente, analisa depoimentos de seis professores em situação de inserção profissional em escolas de áreas conflagradas, cujas constatações indicam que, apesar das circunstâncias, os professores mobilizam fazeres e saberes profissionais a favor da inclusão e da diversidade, expressos em relações pedagógicas afetivas e planejamentos com ênfase no diálogo e no trabalho diferenciado. Conclui com a defesa de perspectivas a favor de uma didática intercultural situada no tempo e no contexto e comprometida com a educação democrática e a justiça social.

Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Cecília Silvano Batalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Doutora em Educação pela UFRJ. Bacharel em Dança e Licenciada em Educação Física pela UFRJ. Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói/RJ.

Fernanda Lahtermaher, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Talita da Silva Campelo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Doutora em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Professora Substituta da Faculdade de Educação da UFRJ. Professora da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ.

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Publicado

2022-08-04

Como Citar

Cruz, G. B. da ., Batalha, C. S. ., Lahtermaher, F., & Campelo, T. da S. (2022). Didática e docência em tempos incertos: desafios à educação democrática e à justiça social. Perspectiva, 40(3), 01–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85432

Edição

Seção

A Didática em debate: questões contemporâneas