A criação do museu do brinquedo da ilha de Santa Catarina da Universidade Federal de Santa Catarina

Autori

  • Telma Anita Piacentini UFSC, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Pretendemos, neste relato, explicitar a trajetória de um museu que, a partir das brincadeiras infantis de Franklin Cascaes e com características de centro de cultura da infância, constituiu-se como museu: o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina é uma construção coletiva, em torno de um conceito cultural que expressa heranças luso-açoriana, negra e indígena e fruto de atividade acadêmica realizada através do plano de trabalho do Projeto de Pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aprovado pelo CNPq em 1998.

Biografia autore

Telma Anita Piacentini, UFSC, Florianópolis

Possui doutorado em Educação pela USP (1995) e Università Degli Studi di Ferrara/Itália. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Imagens de Infância, Planejamento Educacional e Educação Popular nos movimentos sociais. Criou o Museu do Brinquedo da Ilha de SC, metamuseu do Museu Universitário/UFSC.

##submission.downloads##

Pubblicato

2007-11-16

Come citare

Piacentini, T. A. (2007). A criação do museu do brinquedo da ilha de Santa Catarina da Universidade Federal de Santa Catarina. Perspectiva, 25(2), 595–610. https://doi.org/10.5007/%x