Que vizinhos são esses? Palavras, imagens e práticas pedagógicas construindo significados para o livro ilustrado

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p116

Abstract

O livro ilustrado não é definido meramente pela presença de imagem e de texto, mas pela carga significativa advinda dessa relação mútua, de modo que a interação entre as duas linguagens se faz indispensável para a produção de sentido. Considerando-se a escassez de pesquisas acerca do tema e a necessidade de dar mais visibilidade a esse tipo específico de obra, este artigo tem por objetivo verificar como ocorrem as interações entre palavras e imagens no contexto de livros ilustrados e propor estratégias de leitura para o trabalho com livros infantis. Primeiramente, serão abordados os elementos delimitadores do livro ilustrado e seus paratextos, utilizando os conceitos teóricos de Camargo (1995), Linden (2011), Nikolajeva e Scott (2011), no que diz respeito ao estudo dos livros ilustrados. Em seguida, serão propostas estratégias para a leitura da obra Meu vizinho é um cão, de Isabel Minhós Martins (2010), sob a perspectiva de Solé (1998) e Yopp e Yopp (2001). As estratégias de leitura aqui sugeridas têm como ponto em comum a intenção de refutar a ideia de que as imagens seriam simplesmente elementos facilitadores para crianças em processo de autonomia de leitura. Desse modo, as análises e as propostas expostas trazem como resultado um leitor que dialoga mutuamente com o texto verbal, visual e paratextos e pode, nesse sentido, compreender melhor um livro ilustrado.

Biografie autore

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista

Livre docente vinculada ao Departamento de Educação e programa de Pós graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente e coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ)

Marcela de Araújo Lira, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande. Pesquisa livros de literatura infantil, com foco na análise das relações imagem-texto.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-04-25

Come citare

Junqueira de Souza, R., & de Araújo Lira, M. (2018). Que vizinhos são esses? Palavras, imagens e práticas pedagógicas construindo significados para o livro ilustrado. Perspectiva, 36(1), 116–136. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p116

Fascicolo

Sezione

Dossiê Imagens & Palavras na literatura para a infância