Sucesso escolar: representações sociais de universitários de baixa renda vinculados a cursos de alta seletividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e50046

Resumo

O artigo identifica as representações sociais de sucesso escolar de estudantes provenientes de escolas públicas, matriculados em cursos de alta seletividade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa envolveu quatro estudantes vinculados aos cursos de Medicina, Engenharia Civil, Direito e Engenharia de Automação. Para a coleta de dados, utilizamos uma entrevista narrativa, por meio da qual obtivemos informações relativas à trajetória escolar dos investigados. Analisamos os dados utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam representações sociais de sucesso escolar construídas com base no mérito próprio, intermediadas pela escola pública. O sucesso escolar não se reduz a resultados, mas se articula ao contexto e/ou às condições que o propiciam.

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Educação, professora vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento  Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

Williany Fênix de Souza Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Educação pela UFPE

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Machado, L. B., & de Souza Silva, W. F. (2019). Sucesso escolar: representações sociais de universitários de baixa renda vinculados a cursos de alta seletividade. Perspectiva, 37(2), 619–635. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e50046