La formación continuada bajo la mirada de los profesores de lengua portuguesa: Límites y perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e61856Resumen
En ese artículo se aborda la formación continuada en la visión de los profesores de Lengua Portuguesa, enfocando los límites, las perspectivas y las necesidades formativas. Parte de la suposición de que, en la práctica, la formación continua de los profesores aún es moldada teniendo al profesor como objeto y no como sujeto, de modo que poco participa del proceso y que, tal vez por eso, no se apropie del aprendizaje recibido. En un enfoque cualitativo, la recolección de los datos se ha producido por medio de entrevistas con seis profesores de Lengua Portuguesa del 6º al 9º año de la Enzeñanza Fundamental de diferentes escuelas de la Red Municipal de Enseñanza de Corumbá, MS. Los resultados de ese estudio indicaron la necesidad de dar voz a los profesores, para que la formación continuada pueda reflejar el image de esas miradas: como espacio de reflexión, de escucha y de aprendizaje.
Citas
ALARCÃO, I. Formação continuada como instrumento de profissionalização docente. In: VEIGA, I. P. A. Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 2001, p. 99-122.
CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FELDMANN, M. G. Formação de professores e cotidiano escolar. In: FELDMANN, M.G. (Org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac, São Paulo, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIOVANNI, L. M. O ambiente escolar e ações de formação continuada. In: CHAVES, S. M.; TIBALLI, E. F. A. (Orgs.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, mar-abr, p.57-63, 1995. Disponível em: http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901995000200008.pdf. Acesso em: 14 fev. 2019.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MEDIANO, Z. D. A formação em serviço de professores através de oficinas pedagógicas. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 91-108.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2000.
NASCIMENTO, M. G. A formação continuada dos professores: modelos, dimensões e problemática. In: CANDAU, V. M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. 7.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 69-90.
ZAGURY, T. O professor refém: para pais e professores entenderem por que fracassa a educação no Brasil. 6. ed., Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
