Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos no âmbito das mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67492

Resumo

Este artigo tem como finalidade discutir as mídias digitais na formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral foi analisar a interação entre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos momentos de formação continuada dos professores, a partir dos saberes constituídos na formação inicial e no planejamento do ensino da língua materna na EJA. As bases teóricas em que a pesquisa se ancora tem: Arroyo (2005), Coscarelli (2016), Dantas (2012) e Freire (2013) como principais respaldos. A opção pela pesquisa-ação e a realização de oficinas com os onze profissionais da EJA, constituiu a análise das informações coletadas, levando-nos à afirmação de que o letramento digital, apesar do desafio formativo, se constitui como uma das interfaces pedagógica de construção de saberes para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da língua materna na EJA.Este artigo tem como finalidade discutir as mídias digitais na formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral foi analisar a interação entre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos momentos de formação continuada dos professores, a partir dos saberes constituídos na formação inicial e no planejamento do ensino da língua materna na EJA. As bases teóricas em que a pesquisa se ancora tem: Arroyo (2005), Coscarelli (2016), Dantas (2012) e Freire (2013) como principais respaldos. A opção pela pesquisa-ação e a realização de oficinas com os onze profissionais da EJA, constituiu a análise das informações coletadas, levando-nos à afirmação de que o letramento digital, apesar do desafio formativo, se constitui como uma das interfaces pedagógica de construção de saberes para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da língua materna na EJA.Este artigo tem como finalidade discutir as mídias digitais na formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral foi analisar a interação entre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos momentos de formação continuada dos professores, a partir dos saberes constituídos na formação inicial e no planejamento do ensino da língua materna na EJA. As bases teóricas em que a pesquisa se ancora tem: Arroyo (2005), Coscarelli (2016), Dantas (2012) e Freire (2013) como principais respaldos. A opção pela pesquisa-ação e a realização de oficinas com os onze profissionais da EJA, constituiu a análise das informações coletadas, levando-nos à afirmação de que o letramento digital, apesar do desafio formativo, se constitui como uma das interfaces pedagógica de construção de saberes para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da língua materna na EJA.Letramento digital. Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação de Jovens e Adultos. Formação de professores

Biografia do Autor

Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-doutora em educação (contação de histórias); doutora em educação; mestre em letras e linguística; especialista em gramática e texto. Professora Titular do departamento de Educação/PPGEDUC, Uneb - Campus I. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias GPELCH

Valter Manoel da Silva Junior, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Educação de Jovens e Adultos. Professor da Rede Estadual de Ensino

Ana Paula Silva da Conceição, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós-doutora, doutora e mestre em educação. Professora Adjunta B na graduação e pós-graduação MPEJA/DEDC I/UNEB. Líder do Grupo de pesquisa Formacceinfancia, Linguagens e EJA.

Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mestra em Educação (PPGE/UFSC), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA/UFSC).

Professora do Colégio de Aplicação da UFSC.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

de Oliveira, R. L., da Silva Junior, V. M., da Conceição, A. P. S., & Machado, C. C. de A. C. (2020). Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos no âmbito das mídias digitais. Perspectiva, 38(4), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67492