Desenvolvimento e aplicação de uma proposta de ensino de ciências baseada no enfoque CTSA a partir de cenas do filme de ficção científica Avatar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67608

Resumo

O ensino de Ciências deve partir de uma prática problematizadora. Dessa forma, o estudante pode ser capaz de criar, pensar e explorar os tipos de conhecimento, além de buscar soluções para os problemas encontrados. O ensino, partindo desse enfoque, pode contribuir para esta formação e, usando como elo a Alfabetização Científica, desenvolver nos estudantes uma aproximação ao fazer científico. Sendo assim, esta pesquisa partiu da seguinte questão: quais as contribuições do filme de ficção Avatar para o desenvolvimento de uma proposta de ensino numa perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)? Este estudo teve por objetivos: explorar as potencialidades do filme de ficção Avatar; desenvolver uma proposta de ensino a partir dessa obra; e analisar os resultados da aplicação dessa proposta de ensino na perspectiva de estudantes do ensino médio. A proposta de ensino foi aplicada em uma escola pública do município de Maceió, AL, em seis encontros, ao longo de seis semanas, no período de 30/10 a 4/12/2018. O público-alvo foram 30 estudantes do ensino médio do turno vespertino, com idade entre 17 e 20 anos. A proposta de ensino contou com seis etapas, iniciando com a ambientação e exibição do filme Avatar e finalizando com a produção de vídeos pelos estudantes, buscando resolver questões que foram propostas a partir dos temas sociocientíficos emergentes das cenas do filme. As atividades realizadas pelos sujeitos permitiram um ensino próximo da prática científica, sendo fundamental para que os estudantes compreendessem como o conhecimento científico é construído e como pode se tornar um agente transformador da sociedade.

Biografia do Autor

Wagner José dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor efetivo de Biologia da rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas. Graduado do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós graduando (lato sensu) em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Internacional (UNINTER). Estudante de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Têm experiência na área de Biologia Marinha, com foco em invertebrados. Invertebrados Bentônicos de ambientes dulcificas. Na área de ensino tem como foco educação, Mídias, Tecnologia e Sociedade.

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

É Licenciado em Física (2008/UFAL), Especialista em Mídias na Educação (2010/UFAL), Mestre (2010/UFAL) e Doutor em Educação (2016/UFAL). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, atuando nos Cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS).

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

Santos, W. J. dos, & Silva, I. P. da. (2021). Desenvolvimento e aplicação de uma proposta de ensino de ciências baseada no enfoque CTSA a partir de cenas do filme de ficção científica Avatar. Perspectiva, 39(2), 1–25. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67608