Portfólio reflexivo: desafio para a construção de formação crítica na Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70848Abstract
Introdução: O portfólio reflexivo (PR) é um dos instrumentos que pode ser utilizado na avaliação formativa como uma ferramenta pela qual o aluno tem a possibilidade de dar vasão à sua criatividade e construir um material que permitirá um trânsito entre o seu universo e a teoria/conteúdos. Objetivo: analisar como vem se configurando o processo de adoção do PR como instrumento de avaliação formativa de um curso de Bacharelado e Licenciatura da área da saúde de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo (Brasil). Trata-se de curso que forma profissional enfermeiro para os serviços de saúde e professor para a educação profissional técnica de nível médio. Metodologia: Trata-se de pesquisa conduzida a partir da perspectiva qualitativa, utilizando a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso e grupos focais com alunos do 5° ano (último período do curso). A análise dos dados foi conduzida pela análise de conteúdo de Bardin (2016), modalidade análise temática. Configuraram-se três categorias temáticas. Conclusões: parte-se do pressuposto de que o PR é instrumento que potencializa a aprendizagem crítica, todavia seu uso só é efetivo, nessa direção, na medida em que, institucionalmente, ocorrerem processos formativos dos professores, trabalho coletivo e condições concretas de trabalho que valorizem o investimento no ensino de graduação, por meio de projeto de formação crítico, em contraposição à lógica produtivista, fortalecendo a perspectiva da transformação social.
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