Pesquisas contemporâneas em didática: contribuições para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e86356

Palavras-chave:

Didática, Ensino de Didática, Formação de Professores

Resumo

Este texto objetivou analisar e discutir a temática Didática como componente curricular nas pesquisas no Campo da Didática, buscando compreender “o que” se tem pesquisado sobre o campo na Pós-Graduação em Educação no Brasil e quais elementos relacionados a essa temática foram constantes, ausentes ou intermitentes, as lacunas e os desafios. Foram indicadas 991 dissertações e teses classificadas em 16 temas, incluindo Didática. Esse tema apresentou duas subcategorias temáticas - Didática como campo científico e Didática como componente curricular. O estudo analisou cinco produções científicas, sendo três dissertações e duas teses classificadas na segunda categoria - Didática como componente curricular. Os elementos analisados foram: a instituição de vínculo, o objeto de estudo, o objetivo do estudo, os sujeitos, a metodologia de pesquisa, os resultados e as conclusões, o campo e a dimensão da Didática em que as produções são classificadas. De acordo com a análise, a maioria das produções foram desenvolvidas em IES pertencentes à região Sudeste; o que se produz aborda os aspectos relacionados à história da disciplina; os sentidos atribuídos à disciplina por docentes e alunos, especificamente em seu caráter instrumental; a relevância da disciplina na formação de professores e a constituição dos conteúdos da disciplina por meio dos manuais didáticos. Percebe-se, ainda, a prevalência de pesquisas no campo da Didática, cuja temática aborda a conceituação do próprio campo.

 

Biografia do Autor

Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Mestra em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, USP-RP

 

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela PUC SP. Realizou o Estágio de pós-doutoramento, com bolsa PDJ do CNPq (2013-2015). Cursou a Graduação em Pedagogia (licenciatura) e em Psicologia (bacharelado e licenciatura). Atualmente é Professora de Didática do Departamento de Metodologia de Ensino e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (em que leciona a disciplina de Formação de Professores), pertencentes ao Centro de Ciências da Educação, CED/UFSC. Orienta estudantes de doutorado, mestrado, graduação e iniciação científica e supervisiona pós-doutoramento. Trabalhou por dezoito anos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, exercendo as funções de Professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica. Foi professora da Universidade da Região de Joinville (2008-2017), no Departamento de Psicologia e no Programa de Mestrado em Educação e, nesta universidade, coordenou o Programa de Mestrado em Educação, por quatro anos (2013 a 2016) e, mais dois anos, como vice-coordenadora (2011-2012). No Programa de Mestrado em Educação lecionou as disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente. Foi Membro do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos entre os anos de 2009-2012. Entre 2005 e 2019, foi pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Profissional dos Professores do Programa de Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas de ensino), condições de trabalho e início do trabalho docente. Pesquisadora de projeto financiado pelo CNPq (Edital Universal 2018): ?Pesquisa COM Professores Iniciantes: Um estudo sobre indução profissional?, iniciativa interinstitucional (URFJ, UFSC e UECE). Membro da Comissão de Avaliação dos Projetos de PIBIC CNPq do CED/UFSC. Presidenta do Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da UFSC (gestão 2021-2023). Membro do Conselho Editorial da ?Formação Docente? ? Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (ANPEd - GT 08/Editora Autêntica), Educação & Educação (UECE) e da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEDuc), da UFPI. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), da UECE. Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR) e a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Coordenadora do GT 8 - Formação de Professores da ANPEd, entre os anos de 2018-2019 e, vice-coordenadora, entre 2017-2018. Vice-Presidente da Região Sul da ANFOPE (gestão 2021-2023).

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Publicado

2022-08-08

Como Citar

Franchi, G. O. de O. M. ., & Hobold, M. de S. (2022). Pesquisas contemporâneas em didática: contribuições para a formação de professores. Perspectiva, 40(3), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e86356

Edição

Seção

A Didática em debate: questões contemporâneas