A disciplina de Trabalhos Manuais no currículo da Pedagogia Waldorf: sentidos através das narrativas visuais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e97003

Parole chiave:

Trabalhos manuais, Pedagogia Waldorf, Narrativas visuais

Abstract

A presente pesquisa procurou abordar a temática dos fazeres manuais no contexto pedagógico, focando no envolvimento das crianças em contato com a disciplina curricular de Trabalhos Manuais na Pedagogia Waldorf. Criada por Rudolf Steiner, essa pedagogia procura compreender o ser humano de uma forma mais ampla, e a educação ocorre de forma mais artística e vivencial. Nesse sentido, os trabalhos manuais fazem parte do currículo dessa pedagogia e ocupam um lugar de grande relevância, entendidos como uma atividade que atua no sentir humano, trazendo uma qualidade de harmonia à criança, além de sua relação direta com a cognição humana. O objetivo desta pesquisa foi compreender as relações e sentidos que as crianças estabelecem na experiência com os trabalhos manuais como atividade do currículo do Ensino Fundamental, mais especificamente em uma turma do quinto ano composta por 17 alunos. Para tal, foi realizada uma etnografia norteada pelos pressupostos da Sociologia da Infância e do entendimento da socialização das crianças como modelo interativo (Corsaro, 2011). Os instrumentos para a geração de dados foram o caderno de campo e a fotografia, sendo que essa última permitiu o desenvolvimento de uma etnografia visual. Para além da demonstração do que foi observado no grupo a partir da fotografia, optou-se pelas narrativas visuais, realizadas a partir da leitura desenvolvida e utilizada por Coutinho e Vieira (2019); Vieira e Coutinho (2019) e Coutinho (2010, 2016a, 2016b), para expressar as experiências e vivências das crianças com os Trabalhos Manuais.

Biografie autore

Heloisa Sbrissia Selzler, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Bacharel em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil,  e ex bolsista do Programa de Educação Tutorial em Políticas Públicas (PET-PP), atuando na pesquisa em Educação e ex voluntária do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na linha de Trabalho e Organizações. Atualmente é professora substituta na área de Pedagogia no Instituto Federal de São Paulo campus Itapetininga ministrando as disciplinas de Didática Geral; Formação de Professores, diversidade e direitos humanos; Psicologia da Adolescência.

Andréa Bezerra Cordeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil, na linha de História e Historiografia da Educação (2015) tendo feito parte de seu doutoramento na Universidad de la Republica (UDELAR) em Montevidéu, Uruguai. Professora no PPGE da Universidade Federal do Paraná e no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação do Setor de Educação da UFPR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE-UFPR) e do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GEPHIE-UFPR). Membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina. Parecerista ad hoc em periódicos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Educação e História. Coordenadora do Projeto de Extensão Memórias e Histórias sobre Educação. Atualmente sua ênfase recai sobre a História da Educação e da Cultura Material na Educação, principalmente nos seguintes temas: história da infância na américa latina, história da educação e movimentos femininos na américa latina, movimentos pan-americanos em prol da infância, cultura material escolar, arquivos escolares.

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Pubblicato

2025-06-06

Come citare

Selzler, H. S., & Cordeiro, A. B. (2025). A disciplina de Trabalhos Manuais no currículo da Pedagogia Waldorf: sentidos através das narrativas visuais. Perspectiva, 43(2), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e97003