Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratização

Autores

  • Maria Isabel da Cunha Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p443

Resumo

O texto discute a premissa da indissociabilidade do ensino e da pesquisa no contexto da pedagogia universitária. Procura compreender as formas de produção desse discurso e as recontextualizações necessárias para inserir-se na atualidade. Afi rma que a nebulosidade conceitual que envolve a relação ensino e pesquisa tem consequências nos processos de ensinar e aprender na universidade e no projeto de formação dos docentes que atuam nesse nível de ensino. Recupera a perspectiva epistemológica do ensino com pesquisa, enfatizando a necessidade de fazer rupturas com a concepção da ciência moderna que incide fortemente nas práticas cotidianas de ensinar e aprender. Analisa as exigências que esse movimento traz para a didática da educação superior, na direção de inovações pedagógicas que tomem a relação ensino e pesquisa como um princípio metodológico.

Biografia do Autor

Maria Isabel da Cunha, Unisinos

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Unisinos.

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Publicado

2011-06-27

Como Citar

da Cunha, M. I. (2011). Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratização. Perspectiva, 29(2), 443–462. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p443