Identidade negra, educação e práticas de resistência: uma leitura decolonial num quilombo urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e52939

Resumo

A partir das lentes do Pensamento Decolonial e do fazer etnográfico num lócus subalterno, palco de luta e resistência – o quilombo urbano ‘Maloca’, localizado na capital sergipana – analisamos as ações desenvolvidas no Projeto Criliber (Criança – Liberdade), voltadas à formação da identidade da criança negra. O nosso objetivo foi traçado no sentido de compreender a atuação de um grupo historicamente marginalizado e o enfrentamento do racismo. O Referencial teórico está pautado em Homi Bhabha (1998), Stuart Hall (2003) e Catharine Walsh (2013) que problematizam a manutenção dos resquícios da colonização e reconhecem, na articulação de grupos marginalizados, diferentes possibilidades de descortinar a colonialidade. Na tentativa de se libertar das amarras da colonização, as ações da Criliber têm reverberado para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e autoafirmação da identidade negra.

Biografia do Autor

Mirianne Santos de Almeida, Universidade Tiradentes - UNIT

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes. Doutoranda em Educação pela mesma Universidade, com bolsa auxílio (CAPES/FAPITEC-SE). Membro do Grupo de Pesquisa História, Memória, Educação e Identidade (GPHMEI/UNIT/CNPQ).

Ilka Miglio de Mesquita, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT). Líder do Grupo de Pesquisa História, Memória, Educação e Identidade (GPHMEI/UNIT/CNPQ)

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Almeida, M. S. de, & Mesquita, I. M. de. (2019). Identidade negra, educação e práticas de resistência: uma leitura decolonial num quilombo urbano. Perspectiva, 37(2), 480–498. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e52939

Edição

Seção

Dossiê A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas