Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p149Resumo
O artigo está voltado para os cursos pré-vestibulares também chamados comunitários ou populares que se consolidam no Brasil na década de noventa e têm como principal objetivo a democratização do ensino. Nos últimos anos é notória a intensificação da demanda pelo ensino superior em decorrência da expansão do ensino básico, da urbanização e das transformações do mercado de trabalho, com profundas repercussões no desemprego, sobretudo entre os jovens. As políticas de expansão mediante a privatização do ensino superior brasileiro não favoreceram o acesso dos egressos do ensino médio que dependem essencialmente do ensino público para prolongar sua escolarização. Considerando a reduzida produção sobre o tema, procuramos levantar um breve histórico sobre a existência desses cursos no país. Faz parte também dos objetivos deste artigo, apresentar parte dos resultados de uma pesquisa com inscritos no processo de seleção e estudantes de um curso pré-vestibular popular existente na cidade de Florianópolis, destacando a composição social de seu público e seu projeto voltado para uma política de redução das desigualdades educacionais, seus limites e possibilidades.
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