Professores iniciantes e o trabalho docente no período de isolamento social devido à covid-19: busca de possibilidades nas impossibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85718

Palavras-chave:

Professor iniciante, Trabalho docente, Pandemia da Covid-19

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quali-quantitativa realizada com 84 professores iniciantes atuantes na Educação Básica e no Ensino Superior, de 15 estados brasileiros. O estudo teve por objetivo compreender as vivências e experiências dos professores iniciantes sobre o trabalho docente no período de isolamento social devido à Covid-19. Para a obtenção dos dados, utilizou-se um questionário disponibilizado via Google Forms em rede social. Para a codificação e organização quantitativa dos dados coletados, utilizamos o IRAMUTEQ, software gratuito e desenvolvido sob a lógica do open source. Trata-se de um ambiente estatístico ancorado no software R e na linguagem python. Neste estudo, utilizamos a análise de similitude que se pauta na frequência de palavras e na teoria dos grafos, possibilitando identificar as coocorrências entre as palavras e possíveis relações existentes entre os termos. Para análise qualitativa dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). A pesquisa revela que os aspectos relacionados à desprofissionalização docente foram intensificados na pandemia. Permitiu também constatar que os professores, movidos pelo compromisso político e ético, encaminham-se para uma ação que se propõe a superar o que é oferecido ou negado em termos de condições de trabalho. Os professores participantes atuaram com as (im) possibilidades e (im) previsibilidades que se apresentaram na escola (e fora dela) e estabeleceram um caminho possível.

Biografia do Autor

Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Analígia Miranda da Silva, UFMS/CPAN

Mestre e Doutora em Educação pela UNESP. Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAN. Membra do GEPE (Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação). E-mail: analigia.miranda@ufms.br.

Ana Caroline Oliveira Costa, UENP/CJ

Pós-graduada em Educação Infantil - Práticas em sala de aula, pela UNINA (2021). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2019). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (GEPE/UENP). E-mail: anacaoliveira65@gmail.com.

Pâmela Cardoso Rodrigues, UENP/CJ

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva - com ênfase em salas de recursos multifuncionais pela Faculdade Dom Bosco (2019). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2018). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (GEPE/UENP). E-mail: pamelarodriguescardoso@hotmail.com

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Wegrzyn Magrinelli Martinez, F., Miranda da Silva, A., Oliveira Costa, A. C., & Cardoso Rodrigues, P. . (2022). Professores iniciantes e o trabalho docente no período de isolamento social devido à covid-19: busca de possibilidades nas impossibilidades. Perspectiva, 40(4). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85718