Trabalho docente e políticas de formação continuada na rede municipal do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e86823

Palavras-chave:

Trabalho docente, Formação continuada , Professor iniciante , Identidade profissional , Rede municipal de ensino , Desenvolvimento profissional

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a formação continuada de professores que se originam de resultados de pesquisas realizadas entre os anos de 2010 e 2020 no âmbito de uma universidade pública. O foco está direcionado às ações de formação continuada, promovidas pelo sistema municipal de ensino do Rio de Janeiro (SME/RJ) e pelas escolas que o integram, voltadas aos professores que nelas atuam, em especial, àqueles que ingressam na Rede. Buscamos analisar essas ações em diálogo com autores que discutem a temática, tais como: Gatti, Barreto e André (2011), Maués (2003), Nóvoa (1991), Zeichner (1998) e Diniz-Pereira (2010). Os procedimentos metodológicos buscaram atender aos objetivos e especificidades de cada uma das pesquisas e, dentre os recursos para a coleta de dados, estão questionários, entrevistas e observação, além da consulta a documentos. Compreendemos a formação continuada como parte importante do trabalho docente, que pode favorecer o desenvolvimento profissional. As pesquisas apontaram para a importância da formação continuada, pensada em uma perspectiva que tenha o trabalho docente como categoria central. Apontaram, ainda, para a falta de continuidade das ações formativas promovidas pelo sistema de ensino e para uma fragilidade no que se refere a transformar essas ações em políticas públicas, visto que, muitas vezes, elas estão circunscritas a um grupo gestor que trabalha com a periodicidade de um governo, portanto, delimitado pelo tempo das eleições municipais.

Biografia do Autor

Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), mestre em Educação pela mesma universidade (1996). Realizou estágio pós doutoral (CNPq PDJ) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Possui graduação em Pedagogia. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão e a Formação Docente (GEPROD/UFRJ).

Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil

Professora associada do Instituto Nacional de Educação de Surdos. É doutora em Educação pela UNICAMP (2009). Mestre em Ciências da Educação pela Université René Descartes Paris V - Sorbonne (1997). Possui graduação em Pedagogia também pela Université René Descartes Paris V - Sorbonne (1995). Realizou estágio pós doutoral na Université Paris-Descartes. Integra o grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente - GEPROD, UFRJ. 

Michele Silva de Avelar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2019). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade de Tecnologia SENAC Rio - FATEC (2012). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010). Coordenadora Pedagógica no Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tutora a distância do curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ no Consórcio Cederj. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura - EduCiber/UERJ. 

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Nascimento, M. das G. C. de A. ., Silva, Y. R. de O. C. da ., & Avelar, M. S. de . (2022). Trabalho docente e políticas de formação continuada na rede municipal do Rio de Janeiro. Perspectiva, 40(4), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e86823