A didática em debate: questões contemporâneas: prólogo para situar tensões, potencialidades e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e91169

Palavras-chave:

Dossiê Didática em debate, Revista Perspectiva, UFSC

Resumo

Este Dossiê, intitulado “A Didática em debate: questões contemporâneas”, constituído por oito artigos nacionais e internacionais, evidencia temas centrais à Didática sob o prisma do que, na atualidade, atravessa esse campo de conhecimento e de investigação dos fenômenos pedagógicos. A imagem cunhada na capa deste dossiê, creditada a Giovani Hobold, é uma representação da intencionalidade que moveu a formulação e o desenvolvimento desta produção, uma vez que evoca o intuito de desvelar tensões, potencialidade e diferentes perspectivas que permeiam o processo de ensino e de aprendizagem. Tal contexto, consubstanciado por aspectos que ora matizam a cena socioeduativa nacional, com seus desafios advindos da contemporaneidade, que se imiscuem ao cotidiano das instituições educacionais.....

Biografia do Autor

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade do Estado do Ceará, UECE

Professora da Universidade do Estado do Ceará, UECE, Ceará, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, UFC, Ceará, Brasil.

Referências

AGUIAR, Márcia Ângelada Silva. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: AGUIAR, Márcia Ângelada Silva; DOURADO, Luiz Fernandes. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018, p. 8-22.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O campo da didática nas pesquisas no início dos anos 2000. In: CRUZ, Giseli. B. da; OLIVEIRA, Ana Teresa de C. C.; NASCIMENTO, Maria das Graças C. de A.; NOGUEIRA, Monique A. (orgs.). Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro, RJ: Quartet Editora, 2014.

CANDAU, Vera Maria. A Didática em questão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1983.

CANDAU, Vera Maria. Da Didática fundamental ao fundamental da Didática. In: ANDRÉ, Marli Elisa D. A. de; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. Alternativas no Ensino da Didática. Campinas: Papirus, 1997.

CANDAU, Vera Maria. A Didática hoje: uma agenda de trabalho. In: CANDAU, Vera Maria et al. (Orgs.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

CANDAU, Vera Maria. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.

CANDAU, Vera Maria. Didática: entre saberes, sujeitos e práticas. In: CRUZ, Giseli Barreto da; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de; NASCIMENTO, Maria das Graças de Arruda; NOGUEIRA, Monique Andries. Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014.

CANDAU, Vera Maria. Interculturalidade e cotidiano escolar. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018.

CANDAU, Vera Maria. Didática: revisitando uma trajetória. In: CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto; FERNANDES, Claudia (orgs.). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho;

FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Didática e Docência: aprendendo a profissão. 4ª Ed. Brasília-DF: Liber Livro, 2014.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: FRANCO, Maria Amélia; PIMENTA, Selma Garrido (orgs). Didática: embates contemporâneos. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2010.

LIMA, Maria do Socorro Lucena; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. A Didática e a Prática de Ensino: questões contemporâneas em debate. In: CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Gisele Barreto; FERNANDES, Claudia. Didática e Fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis: RJ: Vozes, 2020, p.158-176.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Como Citar

de Souza Hobold, M. ., & Sabino de Farias, I. M. . (2022). A didática em debate: questões contemporâneas: prólogo para situar tensões, potencialidades e perspectivas. Perspectiva, 40(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e91169

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)