O trabalho didático do professor na atualidade: entre disputas, resistências e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e86797

Palavras-chave:

Trabalho didático, Didática crítica e intercultural, Práxis docente

Resumo

A Didática, inserta no âmbito de conhecimento e investigação dos fenômenos pedagógicos, é expressão de uma prática determinada social, histórica e culturalmente. Esse entendimento e a maneira como os professores concebem opções para enfrentar tensões e contradições da prática educativa, visando à garantia do direito à educação, recorrentemente, configuram objeto de estudo e compromisso político-pedagógico da Didática no contexto das disputas de classes nos limites do capitalismo, mediadas pela educação escolar. No Brasil, a crise política, agravada pela pandemia da covid-19, revelou retrocessos significativos. Na Educação, tal circunstância toma conformação nas contrarreformas curriculares, na afirmação do neotecnicismo pedagógico e na atuação marcante das tecnologias na escolarização. Objetiva-se problematizar os influxos dessa realidade no trabalho didático do professor, seus rebatimentos na efetivação do direito à educação, na organização do ensino e na docência. Reporta-se à análise teórica sustentada por formulações vinculadas a uma Didática crítica e intercultural. Questiona-se: Como pensar o trabalho didático do professor no contexto contemporâneo, caracterizado por tantos retrocessos? Quais as possibilidadesda Didática contribuir paraa interlocução do fazer docente com a formação,considerando a atual disputa no concerto da prática educativa?

Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, UECE-Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UECE. Líder do  Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS

 

Geandra Cláudia Silva Santos , UECE-Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, com atuação na graduação (cursos de licenciaturas) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UECE - PPGE, na área de educação especial/inclusiva. 

Iure Coutre Gurgel, UECE-Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE da Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Maria Raquel de Carvalho Azevedo, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil

Professora do Curso de Ciências Sociais do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, UECE, Brasil.

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

Sabino de Farias, I. M. ., Silva Santos , G. C., Gurgel, I. C., & de Carvalho Azevedo, M. R. . (2022). O trabalho didático do professor na atualidade: entre disputas, resistências e possibilidades. Perspectiva, 40(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e86797

Edição

Seção

A Didática em debate: questões contemporâneas