A didática em debate: questões contemporâneas: prólogo para situar tensões, potencialidades e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e91169Palavras-chave:
Dossiê Didática em debate, Revista Perspectiva, UFSCResumo
Este Dossiê, intitulado “A Didática em debate: questões contemporâneas”, constituído por oito artigos nacionais e internacionais, evidencia temas centrais à Didática sob o prisma do que, na atualidade, atravessa esse campo de conhecimento e de investigação dos fenômenos pedagógicos. A imagem cunhada na capa deste dossiê, creditada a Giovani Hobold, é uma representação da intencionalidade que moveu a formulação e o desenvolvimento desta produção, uma vez que evoca o intuito de desvelar tensões, potencialidade e diferentes perspectivas que permeiam o processo de ensino e de aprendizagem. Tal contexto, consubstanciado por aspectos que ora matizam a cena socioeduativa nacional, com seus desafios advindos da contemporaneidade, que se imiscuem ao cotidiano das instituições educacionais.....
Referências
AGUIAR, Márcia Ângelada Silva. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: AGUIAR, Márcia Ângelada Silva; DOURADO, Luiz Fernandes. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018, p. 8-22.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. O campo da didática nas pesquisas no início dos anos 2000. In: CRUZ, Giseli. B. da; OLIVEIRA, Ana Teresa de C. C.; NASCIMENTO, Maria das Graças C. de A.; NOGUEIRA, Monique A. (orgs.). Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro, RJ: Quartet Editora, 2014.
CANDAU, Vera Maria. A Didática em questão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1983.
CANDAU, Vera Maria. Da Didática fundamental ao fundamental da Didática. In: ANDRÉ, Marli Elisa D. A. de; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. Alternativas no Ensino da Didática. Campinas: Papirus, 1997.
CANDAU, Vera Maria. A Didática hoje: uma agenda de trabalho. In: CANDAU, Vera Maria et al. (Orgs.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
CANDAU, Vera Maria. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
CANDAU, Vera Maria. Didática: entre saberes, sujeitos e práticas. In: CRUZ, Giseli Barreto da; OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de; NASCIMENTO, Maria das Graças de Arruda; NOGUEIRA, Monique Andries. Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014.
CANDAU, Vera Maria. Interculturalidade e cotidiano escolar. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018.
CANDAU, Vera Maria. Didática: revisitando uma trajetória. In: CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto; FERNANDES, Claudia (orgs.). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho;
FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Didática e Docência: aprendendo a profissão. 4ª Ed. Brasília-DF: Liber Livro, 2014.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: FRANCO, Maria Amélia; PIMENTA, Selma Garrido (orgs). Didática: embates contemporâneos. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2010.
LIMA, Maria do Socorro Lucena; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. A Didática e a Prática de Ensino: questões contemporâneas em debate. In: CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Gisele Barreto; FERNANDES, Claudia. Didática e Fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis: RJ: Vozes, 2020, p.158-176.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Márcia de Souza Hobold, Isabel Maria Sabino de Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional