Estágio supervisionado como reconhecimento da realidade

relatos sobre ser professora em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2024.101176

Palavras-chave:

Iniciação docente, Estágio supervisionado, Licenciatura em geografia

Resumo

O estágio supervisionado leva o graduando da licenciatura em Geografia a buscar o reconhecimento da realidade, a iniciação à docência e o intercâmbio de saberes entre a escola e a universidade. Este relato de experiência se trata de uma docente em formação, vivenciada numa escola estadual localizada no município de Tefé (AM). Pudemos desvendar a escola e seus embates diários, a relação entre docentes e discentes na sala de aula, além de refletir sobre os métodos e práticas de ensino. Também foi um período formado por um misto de sentimentos e de muitas experiências. Portanto, concluímos que o estágio supervisionado ocupou um lugar fundamental no nosso processo de formação como futura professora, pois estabelece o primeiro contato com a complexidade do que é estar em uma escola pública.

Biografia do Autor

Arezza Maria Meireles Simão, Universidade do Estado ao Amazonas

Graduada em Licenciatura em Geografia pelo Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geotecnologias (Análise do Solo e Mapeamento Participativo). Membra do Laboratório de Geotecnologias e Dinâmica da Paisagem (GEODIP/CEST/UEA), do Núcleo de Estudos Geográficos do Médio Solimões (NEGEM/UEA/CNPq) e do Observatório de Geografia da Pan-Amazônia (Pangeo). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geociências do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Wagner da Silva Dias, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Licenciado e bacharel em Geografia, ambos pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade do Estado do Amazonas, no curso de Licenciatura em Geografia do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST). Coordenador do Laboratório de Ensino de Geografia (LEGEO/CEST/UEA). Membro do grupo de pesquisa Observatório de Geografia da Pan-Amazônia (Pangeo).

 

 

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Publicado

2024-11-28