Estágio supervisionado como reconhecimento da realidade

relatos sobre ser professora em formação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2024.101176

Keywords:

Iniciação docente, Estágio supervisionado, Licenciatura em geografia

Abstract

The supervised internship leads the Geography degree graduate to seek recognition of reality, initiation into teaching and the exchange of knowledge between school and university. This experience report is about a teacher in training, experienced in a state school located in the municipality of Tefé (AM). We were able to uncover the school and its daily clashes, the relationship between teachers and students in the classroom, in addition to reflecting on teaching methods and practices. It was also a period formed by a mix of feelings and many experiences. Therefore, we conclude that the supervised internship occupied a fundamental place in our training process as a future teacher, as it establishes the first contact with the complexity of what it is like to be in a public school.

Author Biographies

Arezza Maria Meireles Simão, Universidade do Estado ao Amazonas

 

 

 

Wagner da Silva Dias, Universidade do Estado do Amazonas

 

 

 

 

References

ALMEIDA, R. M. O ensino de geografia: o uso do mapa conceitual como estratégia de aprendizagem significativa referente ao ensino médio. FÓRUM NACIONAL DO NEPEG, 11. Anais […], Goiânia, 2022, pp. 69-77. Disponível em: https://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2022/10/O-ENSINO-DE-GEOGRAFIA-O-USO-DO-MAPA-CONCEITUAL-COMO-ESTRATEGIA-DE-APRENDIZAGEM-SIGNIFICATIVA-REFERENTE-AO-ENSINO-MEDIO.pdf. Acesso em: 31 out 2024.

AMAZONAS. Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Referencial Curricular Amazonense. Manaus: Conselho Estadual de Educação, 2019. Disponível em: http://www.cee.am.gov.br/institucional/camara-de-educacao-basica/referencial-curricular-amazonense/. Acesso em: 31 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31 out. 2024.

CAVALCANTI, L. S. Educação geográfica: ensinar e aprender Geografia. In: MUNHOZ, G.; CASTELLAR, S. M. V. Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

HOBSBAWN, E. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KHAOULE, A. M. K.; CAVALCANTI, L. S. Estágio formativo: prenúncio de um currículo do futuro para o estágio de formação de professores de Geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 15, n. 3, p. 67–87, 2021. DOI: 10.5216/ag.v15i3.69476. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/69476. Acesso em: 27 ago. 2023.

OLIVEIRA, M. C. S.; NUNES, H. K. B. A docência em geografia no estágio supervisionado sob o método autobiográfico: considerações a respeito da criação de uma identidade professoral. Pesquisar, Florianópolis, v. 11, n. 21, p.18-34, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/97987. Acesso em: 31 out. 2024.

PARENTE, C. M. D.; MATTOS, M. J. V. M. O estágio supervisionado na formação dos profissionais da educação. In: PARENTE, C. M. D.; VALLE, L. E. L. R.; MATTOS, M. J. V. M. A formação de professores e seus desafios frente as mudanças sociais, políticas tecnológicas. Porto Alegre: Penso Ed., 2015.

PICONEZ, S. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

Published

2024-11-28