Estágio supervisionado como reconhecimento da realidade
relatos sobre ser professora em formação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2024.101176Keywords:
Iniciação docente, Estágio supervisionado, Licenciatura em geografiaAbstract
The supervised internship leads the Geography degree graduate to seek recognition of reality, initiation into teaching and the exchange of knowledge between school and university. This experience report is about a teacher in training, experienced in a state school located in the municipality of Tefé (AM). We were able to uncover the school and its daily clashes, the relationship between teachers and students in the classroom, in addition to reflecting on teaching methods and practices. It was also a period formed by a mix of feelings and many experiences. Therefore, we conclude that the supervised internship occupied a fundamental place in our training process as a future teacher, as it establishes the first contact with the complexity of what it is like to be in a public school.
References
ALMEIDA, R. M. O ensino de geografia: o uso do mapa conceitual como estratégia de aprendizagem significativa referente ao ensino médio. FÓRUM NACIONAL DO NEPEG, 11. Anais […], Goiânia, 2022, pp. 69-77. Disponível em: https://nepeg.com/newnepeg/wp-content/uploads/2022/10/O-ENSINO-DE-GEOGRAFIA-O-USO-DO-MAPA-CONCEITUAL-COMO-ESTRATEGIA-DE-APRENDIZAGEM-SIGNIFICATIVA-REFERENTE-AO-ENSINO-MEDIO.pdf. Acesso em: 31 out 2024.
AMAZONAS. Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Referencial Curricular Amazonense. Manaus: Conselho Estadual de Educação, 2019. Disponível em: http://www.cee.am.gov.br/institucional/camara-de-educacao-basica/referencial-curricular-amazonense/. Acesso em: 31 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31 out. 2024.
CAVALCANTI, L. S. Educação geográfica: ensinar e aprender Geografia. In: MUNHOZ, G.; CASTELLAR, S. M. V. Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.
HOBSBAWN, E. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
KHAOULE, A. M. K.; CAVALCANTI, L. S. Estágio formativo: prenúncio de um currículo do futuro para o estágio de formação de professores de Geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 15, n. 3, p. 67–87, 2021. DOI: 10.5216/ag.v15i3.69476. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/69476. Acesso em: 27 ago. 2023.
OLIVEIRA, M. C. S.; NUNES, H. K. B. A docência em geografia no estágio supervisionado sob o método autobiográfico: considerações a respeito da criação de uma identidade professoral. Pesquisar, Florianópolis, v. 11, n. 21, p.18-34, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/97987. Acesso em: 31 out. 2024.
PARENTE, C. M. D.; MATTOS, M. J. V. M. O estágio supervisionado na formação dos profissionais da educação. In: PARENTE, C. M. D.; VALLE, L. E. L. R.; MATTOS, M. J. V. M. A formação de professores e seus desafios frente as mudanças sociais, políticas tecnológicas. Porto Alegre: Penso Ed., 2015.
PICONEZ, S. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.