Todo nome de lugar tem um por quê e para quê?

uma experiência pedagógica sobre investigação de topônimos

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Topônimos, Cidade

Resumo

Este artigo busca descrever um projeto de iniciação científica júnior que foi desenvolvido ao longo do ano letivo de 2023, com estudantes do ensino médio do campus Realengo II, do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto era realizar um levantamento dos topônimos dos logradouros públicos do próprio bairro onde a escola está localizada, averiguando se havia a existência de algum padrão toponímico. Em sua dimensão geográfica e pedagógica, o projeto visava estimular um conhecimento mais profundo e crítico sobre os espaços da cidade, chamando a atenção para os simbolismos e histórias dos lugares que muitas vezes frequentamos, mas ao mesmo tempo ignoramos. E em sua dimensão metodológica, o projeto tinha a intenção de estimular o desenvolvimento da capacidade de organização, categorização, classificação e apresentação de dados. Foi possível concluir que o quadro toponímico do bairro de Realengo é eminentemente militarista, elitista, patriarcal e católico.

Biografia do Autor

Bruno Lins Quintanilha, Colégio Pedro II (Rio de Janeiro)

Mestre e graduado em Geografia, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Graduado em Gestão Ambiental, pela Universidade Estácio de Sá. Professor do Departamento de Geografia do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ.

 

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Publicado

2025-05-27