Aprendendo a construir mapas táteis

contribuições de uma oficina de cartografia tátil na educação básica à educação geográfica

Autores

Palavras-chave:

Cartografia Tátil, Oficinas Pedagógicas, Educação Geográfica Inclusiva

Resumo

O presente artigo objetiva dialogar sobre os resultados de uma oficina de produção de mapas táteis realizada com estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental, a fim de demonstrar como a construção e utilização de mapas táteis pode contribuir para uma educação geográfica inclusiva. A metodologia adotada constitui-se em relato de experiência, em que se compartilha as reflexões advindas da realização da oficina. Os resultados indicam que, ao participarem ativamente da construção de representações espaciais acessíveis, os estudantes adquiriram não apenas conhecimentos sobre Cartografia e a importância das representações espaciais, mas também desenvolveram consciência crítica sobre a acessibilidade e inclusão no ambiente escolar. A prática demonstrou ser eficaz para integrar o conceito de inclusão na rotina educacional, promovendo um ambiente mais equitativo e acolhedor, e que a Cartografia Tátil é uma ferramenta valiosa para a inclusão educacional, oferecendo uma abordagem prática para envolver todos os estudantes no processo de aprendizagem geográfica.

Biografia do Autor

Vanessa Pâmela Tomelin, Secretaria da Educação de Bombinhas (SC)

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora efetiva da Educação Básica, integral, tecnológica e bilíngue do CEIT Leonel de Moura Brizola (Rede Pública de Ensino de Bombinhas/SC).  Integrante do Grupo de Pesquisa OPE/UDESC.

Tamara de Castro Régis, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora e mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO/UDESC) e do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE/UFSC). Professora colaboradora no Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

 

José Iago de Almeida Carneiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado Santa Catarina (UDESC). Pesquisador do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE/UFSC).  

Referências

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Publicado

2025-05-27