Aprendendo a construir mapas táteis
contribuições de uma oficina de cartografia tátil na educação básica à educação geográfica
Palavras-chave:
Cartografia Tátil, Oficinas Pedagógicas, Educação Geográfica InclusivaResumo
O presente artigo objetiva dialogar sobre os resultados de uma oficina de produção de mapas táteis realizada com estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental, a fim de demonstrar como a construção e utilização de mapas táteis pode contribuir para uma educação geográfica inclusiva. A metodologia adotada constitui-se em relato de experiência, em que se compartilha as reflexões advindas da realização da oficina. Os resultados indicam que, ao participarem ativamente da construção de representações espaciais acessíveis, os estudantes adquiriram não apenas conhecimentos sobre Cartografia e a importância das representações espaciais, mas também desenvolveram consciência crítica sobre a acessibilidade e inclusão no ambiente escolar. A prática demonstrou ser eficaz para integrar o conceito de inclusão na rotina educacional, promovendo um ambiente mais equitativo e acolhedor, e que a Cartografia Tátil é uma ferramenta valiosa para a inclusão educacional, oferecendo uma abordagem prática para envolver todos os estudantes no processo de aprendizagem geográfica.
Referências
ALMEIDA, Rosangela Doin de. Do desenho ao mapa. 9. ed. São Paulo: Ed. Contexto. 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
NOGUEIRA, Ruth Emilia. Para quem e para que padronizar mapas táteis: subsídios para auxiliar o professor na elaboração de mapas táteis. In: AGUIAR, Lígia Maria Brochado; SOUZA, Carla Jucélia Oliveira. Conversações com a Cartografia Escolar: para quem e para quê. São João Del Rei: UFSJ, 2016.
RÉGIS, Tamara de Castro; NOGUEIRA, Ruth Emilia. Oficinas de Cartografia Tátil: Formando Professores para a Educação Geográfica Inclusiva. Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 3-18, set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/66699/41016 Acesso em: 10 maio 2025.
SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 26, n. 4, p. 733-768, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/abstract/?lang=pt Acesso em: 10 maio 2025.
STAINBACK, William; STAINBACK, Susan. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.



