Oficina pedagógica em geografia e formação docente
uma experiência de ensino sobre direitos humanos, refúgio e geopolítica no ensino médio técnico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e108309Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação docente, Oficina pedagógicaResumo
O artigo relata uma experiência formativa vivenciada por licenciandos em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), durante a disciplina “Oficinas Pedagógicas para o Ensino de Geografia”. A atividade ocorreu no Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), com uma turma do 3º ano do curso Técnico em Segurança do Trabalho, entre abril e junho de 2025. A oficina pedagógica, intitulada “Fronteiras invisíveis: refugiados, xenofobia e apatridia no mundo contemporâneo”, abordou temas ligados à geopolítica e aos direitos humanos, visando suprir uma lacuna no ensino da disciplina Geografia. A proposta integrou leitura, vídeos, produção artística e questões do ENEM, promovendo reflexões críticas e engajamento dos estudantes. Os licenciandos vivenciaram o planejamento e a mediação pedagógica, consolidando competências docentes fundamentais. A experiência evidenciou a importância das oficinas como estratégias didáticas que articulam teoria e prática, contribuindo para a formação de professores críticos, sensíveis e comprometidos com a transformação social por meio de uma Geografia escolar significativa e contextualizada.
Referências
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS – ACNUR. Tendências Globais: Deslocamentos Forçados em 2023. ACNUR Brasil, 2024. Disponível em: https://www.acnur.org/br/. Acesso em: 13 jun. 2025.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de Geografia na pós-modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André (org.). Geografia: práticas pedagógicas prazerosas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007. v. 2, p. 35-47.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A formação profissional: princípios e propostas para uma atuação docente crítica. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 179-198.
COPATTI, Carina. A construção de um pensamento pedagógico-geográfico de professor. In: COPATTI, Carina. Geografia(s), professor(es) e a construção do pensamento pedagógico-geográfico. Curitiba: CRV, 2020a. p. 15-38. (Coleção Educação e Geografia – Tramas e Tecituras Contemporâneas).
COPATTI, Carina. Construir-se professor… entre a formação e a atuação docente. In: COPATTI, Carina. Geografia(s), professor(es) e a construção do pensamento pedagógico-geográfico. Curitiba: CRV, 2020b. p. 39-64. (Coleção Educação e Geografia – Tramas e Tecituras Contemporâneas).
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, maio/ago. 2009. Disponível em: https://anpof.org.br/periodicos/conjectura-filosofia-e-educacao/leitura/692/25305. Acesso em: 21 maio 2025.
SOUSA NETO, Manoel Fernandes. O ofício, a oficina e a profissão: reflexões sobre o lugar social do professor. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 249-259, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Cwf9njhMD9TfxmCvnZFhvNy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 ago. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.




