Oficina pedagógica em geografia e formação docente

uma experiência de ensino sobre direitos humanos, refúgio e geopolítica no ensino médio técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e108309

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação docente, Oficina pedagógica

Resumo

O artigo relata uma experiência formativa vivenciada por licenciandos em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), durante a disciplina “Oficinas Pedagógicas para o Ensino de Geografia”. A atividade ocorreu no Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), com uma turma do 3º ano do curso Técnico em Segurança do Trabalho, entre abril e junho de 2025. A oficina pedagógica, intitulada “Fronteiras invisíveis: refugiados, xenofobia e apatridia no mundo contemporâneo”, abordou temas ligados à geopolítica e aos direitos humanos, visando suprir uma lacuna no ensino da disciplina Geografia. A proposta integrou leitura, vídeos, produção artística e questões do ENEM, promovendo reflexões críticas e engajamento dos estudantes. Os licenciandos vivenciaram o planejamento e a mediação pedagógica, consolidando competências docentes fundamentais. A experiência evidenciou a importância das oficinas como estratégias didáticas que articulam teoria e prática, contribuindo para a formação de professores críticos, sensíveis e comprometidos com a transformação social por meio de uma Geografia escolar significativa e contextualizada.

Biografia do Autor

Welison Nascimento Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, Bahia.

 

Washington de Jesus Caires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, Bahia.  

Emanuele Ribeiro Sanches, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, Bahia. 

Sandra Mara Vieira Oliveira , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, Bahia. 

Elizabeth Gomes Moura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista – BA.

Valdeci Silva de Araújo Coutinho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista – BA.

Referências

ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS – ACNUR. Tendências Globais: Deslocamentos Forçados em 2023. ACNUR Brasil, 2024. Disponível em: https://www.acnur.org/br/. Acesso em: 13 jun. 2025.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de Geografia na pós-modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André (org.). Geografia: práticas pedagógicas prazerosas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007. v. 2, p. 35-47.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A formação profissional: princípios e propostas para uma atuação docente crítica. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 179-198.

COPATTI, Carina. A construção de um pensamento pedagógico-geográfico de professor. In: COPATTI, Carina. Geografia(s), professor(es) e a construção do pensamento pedagógico-geográfico. Curitiba: CRV, 2020a. p. 15-38. (Coleção Educação e Geografia – Tramas e Tecituras Contemporâneas).

COPATTI, Carina. Construir-se professor… entre a formação e a atuação docente. In: COPATTI, Carina. Geografia(s), professor(es) e a construção do pensamento pedagógico-geográfico. Curitiba: CRV, 2020b. p. 39-64. (Coleção Educação e Geografia – Tramas e Tecituras Contemporâneas).

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, maio/ago. 2009. Disponível em: https://anpof.org.br/periodicos/conjectura-filosofia-e-educacao/leitura/692/25305. Acesso em: 21 maio 2025.

SOUSA NETO, Manoel Fernandes. O ofício, a oficina e a profissão: reflexões sobre o lugar social do professor. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 249-259, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Cwf9njhMD9TfxmCvnZFhvNy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-26