O Google Earth como ferramenta didática para o ensino dos parâmetros fisiogeográficos:

aplicação na Chapada do Araripe, Nordeste do Brasil

Autores

Resumo

Historicamente, o ensino da geografia física na educação básica vem sofrendo vários impasses metodológicos, o que dificulta o aprendizado dos estudantes. Diante disto, a utilização de ferramentas didáticas como o Google Earth ajuda no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos geográficos, como por exemplo, dos parâmetros fisiogeográficos da Chapada do Araripe, região de grande importância para o semiárido nordestino. Nesse contexto, embasado na carência de propostas de ensino, este trabalho objetiva elaborar um plano de aula e uma proposta didática de ensino sobre os aspectos fisiogeográficos da Floresta Nacional do Araripe utilizando o Google Earth. Levantamentos bibliográficos e consultas documentais, tais como, a Base Nacional Comum Curricular- BNCC compuseram as análises, direcionando a proposta para os anos iniciais do Ensino Médio. Dessa forma, foi possível considerar que apesar das dificuldades é factível a construção de propostas que vislumbrem o ensino dos aspectos físicos, específicos da região Nordeste.

 

Biografia do Autor

Bárbara Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFPE).

Fabrizio de Luiz Rosito Listo, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel e Licenciado em Geografia, pela Pontifícia Universidade Católica (SP). Doutor e Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Carlos de Oliveira Bispo, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

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Publicado

2022-11-29