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A transversalidade como forma de auxílio na compreensão do trabalho informal

uma proposta a partir da metodologia Problem Based Learning (PBL)

Auteurs

Mots-clés :

Transversalidade, Trabalho informal, PBL

Résumé

Este relato de experiências teve por objetivo geral compreender as implicações de dois dispositivos didáticos na produção de “conhecimentossignificações” de discentes de um colégio público, em Vitória da Conquista, Bahia. Os dois dispositivos investigados consistem em um quiz e um glossário. Apoiou-se nas abordagens qualitativas de pesquisa, tendo como instrumentos de produção de achados a revisão bibliográfica e a observação participativa de aulas de Geografia com dispositivos didáticos, sendo a Hermenêutica a perspectiva de análise adotada. A partir das análises realizadas, foi possível perceber que os dispositivos convidavam os/as discentes a uma maior participação, ao tempo que auxiliava a produção de “conhecimentossignificações” quando tencionavam os/as participantes a desvelarem os conteúdos problematizados por meio de suas vivências, concomitante a uma maior interação e socialização na turma, fortalecendo seu vínculo afetivo.

Biographie de l'auteur

Rafael Leal Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando do programa PROFGEO (Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede Nacional), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

 

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2024-05-29

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