Uso de metodologias ativas para o ensino de geografia
relatos de experiência no Colégio Estadual Armindo Guaraná, em Sergipe (Brasil)
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas, Metodologias Ativas, Jogos EducativosResumo
À medida que a sociedade vai se transformando há uma necessidade de renovação das práticas pedagógicas a fim de se alcançar um ensino inovador, transformador e que esteja voltado para a realidade dos educandos. Nessa perspectiva, a inclusão de metodologias ativas no ensino de Geografia surge como uma possibilidade de os professores adequarem-se à nova era do mundo digital, com práticas pedagógicas que fazem uso de recursos tecnológicos, a exemplo dos jogos educativos, os quais possuem características que despertam o interesse no aprendizado: são elas a criatividade e a competitividade. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar três metodologias ativas (jogo da velha, kahoot, flashcards do wordwall) aplicadas na turma de 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Armindo Guaraná, as quais impactaram satisfatoriamente no aprendizado e no resultado dos exames avaliativos bimestrais, evidenciando que o alunado logrou êxito, ao alcançar média de notas superior a 85%.
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