Uso de metodologias ativas para o ensino de geografia

relatos de experiência no Colégio Estadual Armindo Guaraná, em Sergipe (Brasil)

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas, Metodologias Ativas, Jogos Educativos

Resumo

À medida que a sociedade vai se transformando há uma necessidade de renovação das práticas pedagógicas a fim de se alcançar um ensino inovador, transformador e que esteja voltado para a realidade dos educandos. Nessa perspectiva, a inclusão de metodologias ativas no ensino de Geografia surge como uma possibilidade de os professores adequarem-se à nova era do mundo digital, com práticas pedagógicas que fazem uso de recursos tecnológicos, a exemplo dos jogos educativos, os quais possuem características que despertam o interesse no aprendizado: são elas a criatividade e a competitividade. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar três metodologias ativas (jogo da velha, kahoot, flashcards do wordwall) aplicadas na turma de 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Armindo Guaraná, as quais impactaram satisfatoriamente no aprendizado e no resultado dos exames avaliativos bimestrais, evidenciando que o alunado logrou êxito, ao alcançar média de notas superior a 85%.

Biografia do Autor

Thiago Duarte Muniz, Universidade Federal de Sergipe

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do grupo de pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/UFS/CNPq). Professor efetivo da rede pública estadual e municipal de Sergipe (ensino fundamental e médio).

 

 

Priscila Rauane Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2024).

Kaique Rayan de Carvalho Paixão Costa, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFS. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2024).

Referências

ALMEIDA, Natália Regina de. A atuação do educador e as tecnologias: uma relação possível? Eixo Temático: Tecnologias: Pra que te quero? 2008, p.1-7. Disponível em: http://www.educacaoecomunicacao.org/leituras_na_escola/textos/oficinas/textos_completos/a _atuacao_do_educador.pdf. Acesso em: 1 jun. 2024.

ALMEIDA, Maria Antonieta; AZEVEDO, Beatriz. Os Desafios que os Professores Encontram ao Incluir as Novas Tecnologias no Processo de Ensino. Educação (Re)Criação. João Pessoa: Ideia, 2021. p. 110-134.

BASTOS, P. Almir. Recursos didáticos e sua importância para a Geografia. Revista Geografia: Pedagógica 2.0. Ministério da Educação FNDE Periódicos. Editora Escala Nacional, 2011, p. 44-50.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Ideias em Ação).

CIENCINAR. Wordwall – crie atividades gamificadas a partir da associação entre palavras. Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://www.ufjf.br/ciensinar/2020/07/17/wordwall-crie-atividades-gamificadas-partir-da-associacao-entre-palavras/. Acesso em: 9 set. 2024.

DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FREITAS, Eliana Sermidi de; SALVI, Rosana Figueiredo. A ludicidade e a aprendizagem significativa voltada para o ensino de geografia. 2004. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/89-4.pdf. Acesso em: 21 Ago. 2024.

FONSECA MIRANDA, Janete. Jogos digitais educacionais: uma possibilidade para ensinar e aprender probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Programa de Mestrado Profissional em Educação – Formação Docente para a Educação Básica. Universidade de Uberaba, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://repositorio.uniube.br/bitstream/123456789/1424/1/Janete%20Fonseca%20Miranda.pdf. Acesso em: 24 ago. de 2024.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

OLIVEIRA, Tais Pires de; LOPES, Claudivan Sanches Lopes. O uso de jogos por professores de geografia na educação básica. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 66-83, dez./2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/download/55143/34202/271231. Acesso em: 26 nov. 2023.

SANTOS, Camila Santos dos; TIGRE, Maria Antonieta Pereira. Formação continuada de professores no uso de tecnologias digitais. Revista de Psicologia, [S./l.], v. 15, n. 57, p. 599-615, out. 2021. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3232. Acesso em: 4 dez. 2023.

SILVA, Josineide Teotonia da; MOURA, Dayvison Bandeira de. Metodologias ativas na aprendizagem: um desafio para o professor do século XXI. In: KOACHHANN, Andréa (org.). Formação docente e trabalho pedagógico: debates fecundos. Goiânia: Ed. Scotti, 2020.

Downloads

Publicado

2025-05-27