Sensibilidades e (in)visibilidades de artistas transviadas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n2100234

Palavras-chave:

corpos transviados, criações musicais, (in)visibilidades, mídias

Resumo

Percebemos na cena musical brasileira contemporânea o surgimento e a consolidação de um plural conjunto de artistas dissidentes sexuais e de gênero. Contudo, a despeito da primeira impressão que nos leva a pensar esse fenômeno como uma ampliação da visibilidade dos corpos transviados, as configurações que determinam a possibilidade de suas aparições frequentemente não atendem a essa expectativa. Neste artigo, exploramos algumas nuances dessa emergência artística e as maneiras pelas quais a visibilidade pode tanto desafiar quanto se submeter a um regime de visibilidade cisheteronormativo no período entre 2015 e 2021. Por meio da análise de diferentes fontes midiáticas, nossa pesquisa destaca a gestão de elementos sensíveis éticos e estéticos das dissidências como condição de visibilidade que reflete o imperativo regulador e normalizador da cisheterossexualidade e identifica os limites da representatividade midiática.

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Biografia do Autor

Hígor Kleizer de Oliveira Moreira, Universidade Federal de Uberlândia

É mestre em Ciências Sociais pelo PPG em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduado em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor da rede pública estadual de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Gênero, relações sociais, representações e subjetividades (GEPEGRES/UFU). Ex-presidente do Coletivo LGBTQ+ Retrato Colorido (Catalão, GO).

Maria Lúcia Vannuchi, Universidade Federal de Uberlândia

É Professora Titular de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais e do PPGCS da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Sociologia pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara. Pós-doutora em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Gênero - GEPEGRES/UFU e integrante do NEGUEM/UFU. Coordenadora do PIBID Ciências Sociais-UFU. Linha de pesquisa: gênero e trabalho. Temas pesquisados: identidades sexuais/ de gênero, interseccionalidades, educação, representações sociais e subjetividades.

Fernando de Figueiredo Balieiro , Universidade Federal de Catalão

É professor do Instituto de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2 (307959/2022-8). Doutor em Sociologia pela UFSCar, foi - com bolsa sanduíche - pesquisador visitante no Programa de Cinema e Mídias Digitais da Universidade da Califórnia. É pós-doutor pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas). É membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), onde coordena o GT Sociologia Digital, e da International Sociological Association, atuando no Comitê de Pesquisa Futures Research e no Grupo Temático Digital Sociology.

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Moreira, H. K. de O., Vannuchi, M. L., & Balieiro , F. de F. (2025). Sensibilidades e (in)visibilidades de artistas transviadas brasileiras. Revista Estudos Feministas, 33(2). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n2100234

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