Feminoabjeções, lgbticídios e mariellecídios: pós-categorias para tensionar realidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n385005

Palavras-chave:

Feminoabjeções, Lbgticídios, Mariellecídios, Raça/racismo, Homotransfobia

Resumo

A partir da análise da criminalização da lgbtfobia sob fundamento da legislação antirracismo pelo STF, discutimos as implicações e os efeitos discursivos do entendimento da homotransfobia como espécies de racismo. Propomos refletir sobre as possibilidades que eles produzem por meio da criação de pós-categorias de modo a tensionar as realidades em oposição à lógica categorial fundada na modernidade colonial. Fobia torna-se insuficiente para a totalidade do que precisa abarcar. Destacamos que as pós-categorias lgbticídios e mariellecídios (no plural) denunciariam discursivamente mortes e assassinatos decorrentes de diferentes formas de abjeção e subalternização. Da mesma forma, as feminoabjeções constituem-se em engrenamentos que mantêm os grupos em aliança pelo que os diferencia sem desconsiderar suas différances histórico-políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fulvio, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-graduação em Educação

Formado em Ciências Biológicas e em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É doutorando no Programa de pós-graduação em Educação pela UFSCar, na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade. Pesquisa os corpos por meio da genealogia, com referenciais nos estudos queer, culturais, pós-coloniais, decoloniais. pesquisador do GP FEMPOS - Pós-colonialidade, Feminismos e Epistemologias Anti-hegemônicas.

Cinthia, Programa de Pós-Graduação em Direito pela Universidade de Brasília (PPGD/UnB)

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Brasília, mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo. Pesquisa temas relacionados à antinegritude, movimento negro, feminismo negro e legislação antirracismo.

Érica

Doutora em Sociologia (UFSCar), com graduação e mestrado em Psicologia (USP). É professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/BA), pesquisadora do GP FEMPOS - Pós-colonialidade, Feminismos e Epistemologias Anti-hegemônicas e do GP Transnacionalismo Negro e Diáspora Africana.

Referências

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. (Tribunal Pleno). Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26. Distrito Federal. Relator Celso de Mello. Brasília/DF, outubro de 2019.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas. Notas para uma teoria performativa de assembleia. 4 ed. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

BUTLER, Judith. Sin Miedo - Formas de Resistencia a la Violencia de Hoy. Espanha: Taurus, 2020.

BUTLER, Judith; SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Quem canta o Estado-nação? Língua, política, pertencimento. Tradução de Vanderlei J. Zacchi e Sandra Goulart Almeida. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2018.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento Feminista Negro. São Paulo: Boitempo, 2019.

CORONIL, Fernando. “Más allá del occidentalismo: Hacia categorías geohistóricas no imperialistas”. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Orgs.). Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998.

FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Rio de Janeiro: Fator, 1983.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas . Tradução de Renato da Silveira. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2008.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 9 ed. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martin Fontes, 2011.

GARCIA-SEVERINO, Fulvio Cesar. “Disputas por vontades de verdade sobre os corpos na escola: o dispositivo fenotípico da homofobia e do racismo”. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 867-883, set./dez. 2018.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. “Racismo e Antirracismo”. Novos Estudos, v. 43, n. 1, p. 26-44, 1995.

HALL, Stuart. “A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo”. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.

hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Homofobia: limites e possibilidades de um conceito em meio a disputas”. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 1, n. 01, nov. 2012.

KAUFMANN, Pierre (Org.). Dicionário enciclopédico de psicanálise: o legado de Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

LUGONES, Maria. “Rumo a um feminismo descolonial”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 3, 2014.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios, Revista do PPGAV/EBA/UFRJ, n. 32, p. 122-151, 2016.

MOORE, Carlos. Racismo e sociedade. Belo Horizonte: Mazza, 2007.

MUNANGA, Kabengele. “Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia”. In: 3º SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO. PENESB/RJ, Rio de Janeiro, 05/11/2003.

SAID, Edward. Orientalismo. O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SILVA, Sergio Gomes da; FRANÇA, Alexandre Nabor. “Vidas Precárias: a Performatividade na Constituição das Violências Fóbicas em Gêneros e Sexualidades”. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, n. spe 3, p. 146-160, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Garcia-Severino, F. C., Catoia, C. de C. ., & Kawakami, Érica A. (2023). Feminoabjeções, lgbticídios e mariellecídios: pós-categorias para tensionar realidades. Revista Estudos Feministas, 31(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n385005

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)